Qual tinta usar para pintar? Veja 6 soluções e fique tranquilo!

2182 VISUALIZAÇÕES
Construção e Reformas imagem principal blog

Já se pegou pensando qual tinta usar para pintar um metal, por exemplo? Sim, pode parecer um pensamento muito distante, mas ele é comum a muitas pessoas. Aqui, neste artigo, vamos solucionar algumas de suas dúvidas. Nele falaremos sobre os principais tipos de tinta para cada superfície. Quer descobrir a resposta para o seu questionamento? Continue a leitura até o final e veja como a Chatuba pode ajudar a tornar sua casa ainda mais bonita e aconchegante!

Não sabe qual tinta usar para pintar? Nós te contamos!

1- Madeira

Todo mundo tem aquela cadeira ou mesa em casa com uma cor que já não combina tanto assim com outros móveis. Você se identifica? Caso sim, reaproveitar é a forma ideal!

Desta maneira, sempre que se perguntar qual tinta usar para pintar madeira, aqui vai uma dica: prefira a tinta esmalte. Estas são as mais indicadas para esse tipo de superfície tanto em áreas internas quanto externas. Além disso, oferecem o brilho necessário para deixar a madeira com aquele toque mais brilhoso e com jeitinho de objeto novo.

Algo bem legal de ser abordado quando tratamos deste tipo de tinta é que ele oferece uma série de opções de cores para escolha. Logo, você irá encontrar desde algo mais clean até o tom mais vibrante com a tinta esmalte!

2- MDF

O MDF é uma fibra de média densidade derivada da madeira. Em função disso, apresenta menor resistência e, por consequência, precisa de uma tinta que forneça menor impacto à superfície.

Quando ficar em dúvida sobre qual escolha de tinta fazer, opte por uma das seguintes:

  • PVA, acrílica, automotiva e spray;
  • verniz à base d’água;
  • betume.

Esses são os três principais tipos de tinta para a cobertura de MDF. Eles conservam a estrutura do material e garantem que a pintura fique perfeita.

3- Metal

qual tinta usar para pintar metal

O metal é um dos itens que não poderia deixar de estar na nossa lista. Esse tende a apresentar desgaste quando bastante utilizado, apesar de ser um item durável. A pintura da superfície do metal, então, pode ser feita com o tipo semelhante ao da madeira, falado anteriormente: tinta esmalte. A boa cobertura dela garante que o metal fique completamente coberto.

4- Gesso

Agora, você já pensou qual tinta usar para pintar gesso? Se ainda não, mais uma dica: opte pela tinta látex. As propriedades dela garantem bom rendimento, alta resistência a intempéries e facilidade na aplicação. Ademais, a escolha do tipo de acabamento também fica a seu critério. Eles podem ser:

  • fosco;
  • acetinado;
  • semi-brilhoso.

5- Azulejo

qual tinta usar para pintar azulejo

E se o objetivo for cobrir azulejo? Você sabe qual tinta usar para pintar? Este material é sem mistério! Existe uma espécie de tinta somente para ele: tinta acrílica. Ela é indicada para ser posta sob azulejos de cozinhas, lavanderias, banheiros e, também, no setor industrial. Com isso, garante a seguridade que você precisa para evitar danos ao produto.

Gostou? É uma boa ideia para quem deseja inovar na decoração!

6- Concreto

Já esteve em algum lugar onde o concreto parecia ter sido pintado? Ele realmente pode ter sido! Em geral, essa sensação nos é provocada em estacionamentos de shoppings, mercados e lojas de artigos variados.

A tinta Novacor Premium Acrílico para Piso de Concreto Liso resume todos os conceitos de inovação para garantir que o concreto fique com aparência mais bonita! Deste modo, a parte da varanda da sua casa ou o exterior podem ficar com cor mais vibrante. Não deixe de conferir!

Compre a tinta que você precisa com a Chatuba!

Gostou de ter conhecido qual tinta usar para pintar? A Chatuba tem tudo o que sua casa precisa para ficar muito bonita!

Continue lendo sobre pintura em nosso blog. Encontre uma série de artigos sobre o tema:

 

Compartilhe:

VEJA TAMBÉM