Faça você mesmo a troca da resistência do chuveiro elétrico em casa

7155 VISUALIZAÇÕES
Banheiro imagem principal blog

Quando o tempo começa a esfriar, é batata: o interesse das pessoas por temas como resistência de chuveiro elétrico começa aumentar.  O Google Trends não nos deixa mentir. Segundo a ferramenta que gera dados sobre os termos mais pesquisados na internet, de março até maio, a busca pelo termo resistência de chuveiro elétrico cresceu 40%.  O fenômeno tem uma explicação simples.  As temperaturas mais baixas demandam mais desses aparelhos, que, por sua vez, também precisam de reparo e manutenção.

Por esse motivo, o Blog da Chatuba preparou um conteúdo para você ficar a par de tudo sobre o assunto.  Afinal de contas, o inverno está chegando e precisamos garantir banho quente, não é mesmo?!

O que é uma resistência do chuveiro elétrico?

Em primeiro lugar, vale saber o que é e para que serve uma resistência de chuveiro elétrico. Dessa forma, podemos entender o assunto completamente.

A resistência de chuveiro elétrico é a peça responsável por esquentar a água antes que ela saia da ducha. Através de uma corrente elétrica, a peça aquece a água. Por aí, já podemos ficar conscientes do tamanho da importância desse elemento para este aparelho.

Principais problemas que afetam a resistência do chuveiro?

Se a resistência do chuveiro elétrico está queimando com muita frequência, pode ser um sinal de um problema mais grave acontecendo. Nesse caso, vale verificar se a voltagem da peça está adequada a voltagem da casa. Outra possiblidade de problema é a pouca água no reservatório fazendo a peça funcionar seca, o que diminui sua vida útil. Uma fiação antiga ou inadequada para a potência da resistência também pode superaquecer e danificar a resistência. Por fim, banhos muito quentes e demorados podem demandar demais do aparelho.

Entretanto, quando o problema for de natureza elétrica, lembre-se de chamar um profissional eletricista para fazer uma avaliação e recomendar as soluções possíveis.

Quais são os tipos de modelos resistência para chuveiros?

Existem alguns padrões de resistência. No entanto, os mais convencionais são os de chuveiro e ducha. O primeiro, conhecido também como fino, serve para chuveiros elétricos convencionais com menor fluxo de água. Já o segundo, conhecido como redondo por conta do seu formato, atende duchas com maior fluxo de água.

Resistência redonda para chuveiro eletrônico 220V 6800W Fame da Elegance

Resistência De Chuveiro Elegance Eletrônico 220v 6800w Fame Modelo Redondo

Resistência De Chuveiro Elegance Eletrônico 220v 6800w Fame Modelo Redondo

 

Resistência fina para chuveiro elétrico Optima 8T 220V 6800W da Hydra

Resistência Para Chuveiro Optima 8t 220v 6800w Hydra

Resistência Para Chuveiro Optima 8t 220v 6800w Hydra

 

 

 

 

Quais cuidados devemos tomar com as resistências dos chuveiros?

Para que a peça tenha uma vida mais longa, alguns cuidados são necessários.  Entre eles, é o manuseio correto do aparelho. Por exemplo, a temperatura deve ser escolhida ou trocada com a água fechada.  Entretanto, nos modelos de chuveiros eletrônicos, a temperatura é ajustada de forma customizada durante o banho através de um bastão na altura das mãos, como um dimmer de luz. Nesse caso, o aparelho é preparado para operar desta forma. Além disso, o modelo de resistência também deve ser adequado ao chuveiro e a voltagem da casa (127 ou 220 volts). Por fim, é importante também que a fiação que liga o aparelho ao disjuntor seja a indicada pelo fabricante da marca. Caso contrário, sobrecargas podem danificar a peça.

Quanto custa uma resistência de chuveiro elétrico em média?

Na Chatuba, os preços variam entre R$ 18,90 a R$ 69,90. O que vai determinar qual modelo que você vai comprar é a indicação do fabricante do seu chuveiro elétrico.

Como trocar a resistência do chuveiro elétrico?

Agora que você entende tudo de resistência de chuveiro, foi na Chatuba e escolheu o modelo apropriado para o seu, está enfim na hora de fazer a troca da peça. A operação é simples, mas exige alguns cuidados. Afinal, por se tratar de um equipamento ligado à rede elétrica, prevenir acidentes é necessário.

Antes de tudo, desligue o disjuntor ao qual o chuveiro está ligado. Se não souber qual é chave certa, desligue todos, por precaução.  Feito isso, seque o box. Depois dessas etapas, usando algum calçado de borracha, retire o chuveiro do cano com o auxílio de uma chave de fenda. Aproveite para limpar a câmara do chuveiro com uma escova. Você pode usar um alfinete ou palito no caso de encontrar obstruções nas saídas de água da ducha.  Dessa forma, a peça vai funcionar muito melhor com a resistência nova.

Com a ajuda de um alicate, retire a resistência queimada. Tire uma foto da posição exata dela para não esquecer quando for colocar a boa. Coloque e a peça nova, seguindo as instruções do fabricante.

Antes de ligar o disjuntor, ligue a água novamente para encher a câmara. Assim, quando o aparelho voltar a funcionar, não corre risco de queimar com local seco. Se estiver tudo funcionando normalmente, volte a desligar a água e ligue o disjuntor. Ligue o chuveiro. Se a água aqueceu, o problema foi resolvido.

Gostou das dicas? No blog da Chatuba tem muitos outros artigos legais para grandes obras ou pequenas reformas.  Veja mais aqui!

Meio Ambiente: veja sugestões de produtos sustentáveis da Chatuba

Saiba como escolher a telha certa para você

Aniversário Chatuba: conheça os primeiros ganhadores do sorteio 

Conte sempre com nossos especialistas no Televendas (21) 4003-4456, pelo WhatsApp (21) 97002-6609 e nossas lojas. Acesse www.chatuba.com.br.

Compartilhe:

VEJA TAMBÉM