
Quando o revestimento vai além da decoração
Quando pensamos em revestimento, a primeira coisa que costuma vir à cabeça é a aparência. Cor, textura, padrão… tudo que ajuda a deixar um ambiente mais bonito. Mas o que pouca gente considera é que faz toda a diferença no dia a dia é que o revestimento também pode ser funcional, principalmente quando o assunto é conforto térmico e acústico.
Se você mora em apartamento ou trabalha em um escritório, sabe que barulho em excesso e variações de temperatura podem afetar muito a qualidade de vida (e até a produtividade). A boa notícia é que existem soluções simples e eficientes para isso e várias passam pelo uso inteligente dos revestimentos.
O revestimento além da estética
Sim, o revestimento tem um papel estético importante. Ele transforma espaços, cria atmosferas, valoriza o ambiente. Mas alguns tipos também oferecem benefícios técnicos que fazem diferença no conforto e até na eficiência energética da casa ou do escritório.
Essas soluções são especialmente importantes em:
- Apartamentos com vizinhos barulhentos ou muito próximos;
- Salas comerciais em prédios compartilhados;
- Ambientes com ar-condicionado ou grandes variações de temperatura;
- Espaços integrados com pouca divisão entre os cômodos.
Revestimento que ajudam no isolamento acústico
Quem vive ou trabalha em locais com muito ruído sabe: o barulho constante incomoda, atrapalha a concentração e até interfere no sono. O isolamento acústico pode ser feito de várias formas, mas os revestimentos são uma excelente primeira camada de proteção.
Painéis acústicos de madeira ou tecido
Esses painéis são instalados nas paredes ou no teto e absorvem boa parte dos sons. Um ótimo exemplo é o painel ripado. Além de serem altamente decorativos, com acabamentos modernos, combinam com diferentes estilos e podem ser utilizados em:
- Salas de reunião
- Quartos
- Salas de TV
- Home offices
Espumas acústicas
Mais comuns em estúdios ou ambientes que precisam de isolamento profissional, essas espumas reduzem a reverberação e evitam que o som se espalhe. Elas não são as mais bonitas, mas existem versões com revestimento em tecido que ficam mais discretas.
Revestimento vinílico ou laminado com manta acústica
Os pisos vinílicos e laminados instalados com manta acústica ajudam a reduzir o som de impacto (como passos e quedas de objetos). São ideais para apartamentos, salas de condomínio e quartos no segundo andar de casas. A manta é aplicada sob o piso e cria uma camada que amortece o som.
Cortinas e persianas acústicas
Não são exatamente revestimentos de parede, mas fazem parte do mesmo raciocínio. Cortinas com tecidos mais pesados (ou com tratamento acústico) funcionam como barreiras sonoras. Ótima solução para quem mora perto de ruas movimentadas.
Revestimentos que ajudam no isolamento térmico
Ambientes quentes demais no verão e gelados no inverno são um problema comum, especialmente em grandes centros urbanos. A boa escolha de revestimentos pode contribuir para equilibrar a temperatura de forma natural, reduzindo o uso de ar-condicionado ou aquecedores.
Revestimento cimentício
São usados em fachadas, paredes externas ou internas. Ajudam a manter a temperatura mais estável dentro do ambiente, pois retêm menos calor. Além disso, têm ótimo apelo estético, com texturas rústicas ou modernas.
Revestimento 3D em gesso ou PVC
As formas em relevo desses revestimentos criam uma camada de ar entre a parede e o ambiente. Essa camada ajuda a reduzir a troca de calor, oferecendo uma pequena barreira térmica. Além disso, trazem um efeito visual moderno e sofisticado.
Essa é uma tendência que só tende a crescer nos próximos anos. Quer entender mais sobre os revestimentos 3D? Confira esse outro artigo da Chatuba.
Pisos vinílicos e laminados
Ao contrário de pisos frios como porcelanato e cerâmica, os vinílicos e laminados mantêm o ambiente mais aconchegante no frio e menos gelado ao toque. São muito usados em quartos e escritórios exatamente por esse motivo.
Papéis de parede térmicos
Alguns papéis de parede contam com camadas especiais que ajudam a reduzir o calor ou a manter o ambiente mais aquecido. Podem ser uma boa solução para quem quer aliar conforto térmico e estética.
O revestimento deixou de ser só decorativo faz tempo. Ele pode e deve ser pensado como parte das soluções de conforto de um ambiente, seja para reduzir ruídos ou para controlar a temperatura.
Seja em casa ou no trabalho, investir em revestimentos funcionais é uma forma prática de melhorar a qualidade de vida e de valorizar ainda mais o seu espaço.
Ah, e não esqueça de conferir outras ótimas ideias:
Posts relacionados

Como fazer a paginação do piso?

Como combinar revestimento e decoração?

Qual é o melhor piso para apartamento pequeno?

O melhor piso para área externa gourmet

Descubra quanto rende um saco de argamassa

Porcelanato preto é mais prático?