Faça você mesmo: textura em parede

2348 VISUALIZAÇÕES
Faça você mesmo imagem principal blog

Fazer textura em parede pode parecer muito difícil à primeira vista, mas não é nada impossível de se fazer utilizando a paciência e a dedicação. Não há quem resista a um ambiente aconchegante e bem decorado. Mesmo que pareça difícil, você pode fazer grandes mudanças na sua casa.

Muita gente inexperiente vem buscando maneiras de fazer textura em parede sem precisar estourar o orçamento com a mão de obra de um profissional. Existem técnicas e materiais muito simples que podem deixar a sua casa com uma aparência incrível. Quer saber mais sobre isso? Confira nosso artigo.

Como fazer textura em parede?

Prepare as paredes

Não há nenhum mistério na hora de fazer textura em parede. Para que ela fique bem feita, o primeiro passo é limpar a superfície antes de fazer qualquer coisa. Caso haja necessidade, uniformize as paredes com uma lixa, retirando bolhas, partes soltas e imperfeições de modo geral.

Fique atento ao que está próximo às paredes. Forre o piso com um plástico, que pode ser encontrado em lojas de material de construção, para evitar que a tinta cause manchas no chão. Outra dica é utilizar fita crepe para proteger rodapés, tomadas, portas e janelas.

Ferramentas e materiais

 

Certifique-se que você possui todos os materiais de construção e ferramentas necessárias para fazer a sua textura em parede. Uma desempenadeira de aço, lisa ou dentada, é muito utilizada em texturas, e é usada também para passar massa corrida. Você precisará, em geral, de espátulas, esponjas, trinchas e outros materiais. O que irá determinar exatamente que tipo de material utilizar é o tipo de textura escolhida.

Acabamento

Por mais que algumas texturas sejam irregulares, com desenhos abstratos, um bom acabamento sempre é importante. Aprenda como se faz, peça informações, estude, faça um teste em uma superfície falsa e só depois comece a textura em parede.

Para auxiliar em um bom acabamento, borrife água na textura para que ela amoleça. A textura em parede não seca muito rápido e assim você consegue trabalhar com mais calma. Lembre-se de não deixar o serviço pela metade. A parede inteira precisa receber a textura no mesmo dia, a fim de evitar marcas de emendas ou manchas.

Outro detalhe importante é a tinta que foi utilizada no espaço que será trabalhado. Ela precisa ser de boa qualidade para garantir o melhor acabamento possível na parede. Na Chatuba Materiais de Construção você encontra os mais diversos tipos de tinta, com os melhores preços do mercado.

Tipos de textura

Por mais que você possa escolher os mais diversos tipos de textura, existem algumas que são bem práticas de fazer. Você só vai precisar da parede limpa, como explicado acima, e de duas ou três camadas de tinta como base. Confira algumas sugestões de textura:

Frotagge

Consiste em aplicar a tinta para textura e pressionar um plástico com cuidado sobre ela, ainda úmida.

Reagging

Consiste em aplicar a tinta para textura e, ainda úmida, retirar seu excesso com um pano úmido ou esponja, com leves batidas.

Rubber

Consiste em aplicar a tinta para textura e passar um raio de carimbo em vários sentidos.

Jeans

Consiste em aplicar a tinta para textura e esfregar a superfície com uma escova de cerdas macias, primeiro na vertical e depois na horizontal.

Técnica Riscada

Consiste em escovar a parede, ainda úmida, em formato de X com uma escova de cerdas plásticas.

Viu como fazer textura em parede pode ser muito simples? Além disso, você pode se divertir unindo a família para mudar o visual da sua casa. Teste nossas técnicas e compre os materiais de construção com antecedência. Boa sorte!

Saiba mais:
materiais de construção RJ
loja de material de construção

Compartilhe:

VEJA TAMBÉM