Tipos de portas para casa: conheça os principais

2310 VISUALIZAÇÕES
Decoração e Tendências imagem principal blog

O toque final de uma obra é o momento de escolher portas e janelas perfeitas para compor a decoração da casa. A porta ideal deve ser bonita e elegante para criar uma ornamentação única para o seu lar. Além disso, deve ser resistente para proteger o ambiente contra pessoas, animais e ações da natureza, como ventos e chuvas. Há muitos tipos de portas para casa disponíveis no mercado e cada um deles tem suas características exclusivas.

As portas podem ser produzidas em diversos materiais, como madeira, aço, ferro, alumínio, vidro, entre outros. Inclusive, podem ter aberturas de variadas formas e aparências distintas. Para conhecer os principais tipos de portas para casa e se inspirar na hora de comprar uma ideal para a sua casa, continue lendo este artigo da Chatuba!

Tipos de portas para casa de acordo com as aberturas

Porta de abrir

O termo “porta de abrir” é utilizado para nomear um dos tipos de portas para casa mais comuns que existem. Este modelo possui uma dobradiça vertical no canto, permitindo que a folha da porta se abra para dentro ou para fora. É uma porta mais econômica e funcional, que necessita de espaço livre para ser aberta sem obstáculos que a atrapalhem.

Porta de correr

As portas de correr são aquelas que têm uma, duas ou mais peças que correm horizontalmente sobre trilhos. Cada peça é chamada de “folha”. As folhas podem correr para um lado diferente ou para um único lado. Este modelo é ideal para ser utilizado em pequenos espaços, porém o tamanho da área da passagem é limitado.

Porta sanfonada

As portas sanfonadas possuem vincos na vertical que vão correndo e dobrando várias vezes sobre os trilhos. Este processo permite que ela se abra totalmente, sendo ideal para ser instalada em espaços pequenos e estreitos.

Porta pivotante

porta pivotante está entre os tipos de portas para casa

Este é um dos tipos de portas mais modernos que existem, ideais para serem colocados na entrada da casa por possuírem um visual diferenciado que chama a atenção. A porta pivotante é parecida com a porta de abrir comum, porém com um diferencial. Seu eixo de abertura é ligeiramente afastado do canto e, quando aberta, a porta fica desencostada dos dois batentes.

Tipos de portas de acordo com os materiais

Porta de madeira

Portas de madeira são muito usadas na maioria das residências por conta do seu vantajoso custo-benefício. Porém, o material pode apresentar baixa durabilidade em áreas com alta umidade.

Porta de alumínio

porta de alumínio está entre os tipos de portas para casa

As portas de alumínio estão ganhando espaço em casas e apartamentos por sua alta durabilidade e preço acessível. Elas são indicadas para ambientes úmidos porque não enferrujam, além de serem leves e fáceis de instalar. A Linha Alumislim 2F Correr Branco Com Vidro Liso é uma ótima opção de porta de alumínio de qualidade, e você a encontra na Chatuba!

Porta de PVC

Elas estão há pouco tempo no mercado, porém já estão conquistando clientes no Brasil inteiro. As portas em PVC possuem alta durabilidade, são leves e fáceis de realizar a manutenção.

Porta de vidro

As portas de vidro, mais conhecidas como blindex, são produzidas em placas de vidros temperados presos a rolamentos que deslizam em trilhos. Elas também podem ser encontradas como a versão “porta de abrir”, com duas dobradiças especiais para vidro fincadas ao material. Elas combinam com todos os tipos de ambientes e trazem mais luz natural para dentro da casa.

Tipos de portas para casa de acordo com as folhas

Porta lisa

As portas com folhas lisas não possuem detalhes em relevos na sua superfície. São neutras e servem para qualquer tipo de ambiente. O modelo é uma placa lisa, variando somente suas cores e tonalidades, e pode ser encontrado em portas de abrir e correr.

Porta frisada

 porta frisada está entre os tipos de portas para casa

Geralmente, as portas frisadas são feitas de madeira e apresentam detalhes em relevo de riscos na vertical ou horizontal. São comuns em portas de entradas por terem um visual mais elegante e moderno. A Porta Frisada Melamínica Mod. Neblina Padrão Mogno é perfeita para decorar a casa com elegância, e você a encontra na Chatuba Materiais de Construção!

Porta veneziana

As chamadas portas venezianas são aquelas que possuem passagem de ar e, ainda assim, não permitem a visualização da parte interna ou externa do ambiente. Inclusive, elas bloqueiam a passagem de água da chuva e da luminosidade. Geralmente, são feitas de alumínio e utilizadas em cozinhas, lavanderias e quartos.

Se você deseja encontrar vários tipos de portas para casa para escolher a ideal para a sua casa, visite uma das lojas da Chatuba! Somos uma loja de material de construção do Rio de Janeiro que trabalha com as melhores marcas do mercado. Converse com um dos nossos vendedores e conheça as vantagens de cada modelo de porta de forma mais aprofundada.

Compartilhe:

VEJA TAMBÉM