Faça você mesmo: aprenda como instalar porta sanfonada

3054 VISUALIZAÇÕES
Faça você mesmo imagem principal blog

Devido à versatilidade, variedade de cores e materiais e possibilidade de ser instalada em diversos cômodos da casa, a porta sanfonada está atraindo cada vez mais fãs e está cada vez mai presentes em diversas partes da casa. Mas, o que pouca gente sabe, é que além dessas características que a fazem tão querida, instalar porta sanfonada também é uma tarefa bem simples, que pode ser executada até mesmo por leigos, desde que tenham cuidado e os poucos materiais necessários, como furadeira, chave Phillips e arcos de serra.

No Faça você mesmo de hoje, A Chatuba de te ensina como instalar porta sanfonada de maneira rápida e mudar o ambiente da sua casa. Papel e caneta na mão, confira o nosso artigo!

Passo a passo para a instalar porta sanfonada

1- Escolha o material de fabricação da porta

As portas sanfonadas são muito versáteis, indicadas para diversos ambientes e, por isso, são fabricadas em diversos materiais. Os de mais destaque no mercado são:

– de PVC, muito utilizadas em banheiro, por serem duráveis e impermeáveis;
– de madeira, geralmente bambu, que são utilizadas em despensas, closets, divisórias de quartos.

É preciso que, antes de instalar a porta sanfonada, se escolha com cuidado o modelo, para que seja de acordo com o ambiente e a decoração.

2- Separe todos os materiais necessários

Para instalar porta sanfonada, você precisará dos seguintes itens:

– trena;
– furadeira;
– chave de fenda ou chave Phillips;
– arcos de serra;
– luvas de proteção;
– lápis;
– broca;
– óculos de proteção.

3- Verifique a área de instalação

Antes de instalar porta sanfonada, é preciso inspecionar a área onde ela será colocada. Em primeiro lugar, para saber se não existe nenhuma fiação, tubulação ou coluna de sustentação e vigas da casa que passam por ali.

A inspeção também é necessária para que, com a ajuda da trena, a superfície seja medida. As portas sanfonadas têm tamanhos diferentes e, alguns modelos, ainda podem ser feitos sob medida. Sendo assim, é preciso saber o tamanho disponível de corrida da porta para, só então, adquirir um modelo que se encaixe nessas medidas e evitar a troca posterior ou a necessidade de quebrar ainda mais as paredes.

4- Instalando a porta

  • Com o auxílio do lápis, marque o centro da área onde a irá instalar a porta sanfonada, tanto na parte superior, quanto nas laterais. Depois, ligue esses pontos, ao redor de toda a moldura.
  • Caso o trilho seja maior do que a área superior da moldura, faça as medidas com a trena, marque com um lápis e tire a parte que está sobrando, com o auxílio dos arco de serra. Também a altura pode ser um pouco ajustada, depois de feitas as medidas e o resto sendo eliminado com os arcos de serra.
  • Marque vários pontos na moldura onde a porta será instalada, primeiramente com um lápis e, depois de todos os pontos marcados, com a furadeira. As medidas são:

dicas de como instalar porta sanfonada

  • Fixe os suporte de trilho com o auxílio da chave Phillips. As fabricantes já disponibilizam os parafusos e as buchas para instalar porta sanfonada e, em casos de parafusos muito pequenos, sequer há necessidade de furadeira para parafusá-la. Depois de fixar os trilhos, observe se todos os suportes estão alinhados e com o lado liso virado para a parede.
  • Agora, é hora de encaixar a porta. Encaixe o trilho superior nos pinos deslizantes e o fixe, acoplado à porta, na lateral e nos suportes dos trilhos. Depois, aplique com a chave Phillips os parafusos de fixação, sem forçar, para que não haja danos a porta.
  • Deslize ela sobre os trilhos, para verificar se tudo se encaixou corretamente e instale o trinco, fixando-o à lateral da porta com uma chave de fenda pequena.

Geralmente, os fabricantes enviam um manual com todas essas orientações de como instalar porta sanfonada.

Na hora de adquirir a porta e todos os demais materiais de construção para a sua casa, conte com a Chatuba Materiais de Construção! Somos uma loja de material de construção que há mais de 50 anos leva tradição, qualidade e preços atrativos para os seus clientes. Visite uma de nossas lojas e faça as suas compras na Chatuba!

Links úteis:
material de construção RJ
material de construção

Compartilhe:

VEJA TAMBÉM