Tudo sobre filtro para piscina e sua importância

1334 VISUALIZAÇÕES
Faça você mesmo imagem principal blog

Ao adquirir uma piscina, o principal objetivo é torná-la uma fonte de lazer e relaxamento, deixando o ambiente mais refrescante. Isso é impossível quando se tem sujeiras e doenças no ambiente, e, por isso, o filtro para piscina é essencial.

Além de proteger os banhistas de infecções e outras doenças, o filtro para piscina mantém a piscina limpa e livre de microorganismos. Por isso, a Chatuba preparou esse artigo com informações úteis sobre o produto. Confira!

Saiba tudo sobre o filtro para piscina e sua função

Primeiramente, o que é filtro para piscina?

No filtro para piscina ocorre a filtração da água. As impurezas físicas ficam dentro desse equipamento, sendo removidas da água, como pequenos insetos e cabelo.

Os filtros para piscina são equipamentos ligados à rede de encanamento. Eles capturam partículas grandes e pequenas, sendo a primeira barreira contra contaminantes. Os tipos mais comuns de filtro para piscina são os filtros de areia e de cartucho. Cada um possui suas vantagens e desvantagens, mas, se utilizados corretamente, são excelentes para manter a piscina limpa.

Como funciona?

A filtração da água da piscina ocorre quando a bomba puxa a água da piscina, por meio dos ralos de fundo. Antes dela passar pela bomba, um pré-filtro retira os resíduos mais grossos como, as folhas e, em seguida, a água chega até o filtro de piscina.

Com a água já filtrada, ela é direcionada de volta à piscina. Ela pode passar por sistemas intermediários antes, como sistemas de aquecimento e/ou desinfecção automática. Tal processo repete-se constantemente, enquanto o sistema estiver ligado. É recomendado que seu funcionamento seja de 8 a 10 horas por dia e diariamente. Mas, geralmente, a filtração é realizada proporcionalmente ao uso da piscina.

O sistema de circulação da piscina é formado pela bomba, pelo filtro e pelo motor. A bomba executa o papel principal no sistema de circulação, pois realiza o trabalho mais pesado.

Qual é a importância?

aprenda sobre filtro para piscina

Por ser o recipiente, o filtro para piscina possui como função receber a água que vem dos ralos de fundo e fazê-la passar pela areia, da forma mais eficiente possível. Com isso, para que a filtração seja de qualidade, o filtro precisa distribuir uniformemente a água sobre o leito filtrante.

Além de retirarem partículas invisíveis aos olhos e manter a piscina limpa, o filtro retira contaminantes, como microorganismos, e protegem sua saúde. Eles podem vir de algum banhista infectado, ou por meio de suor, urina, saliva, partículas de alimentos, insetos, entre outras coisas. As doenças mais comuns são infecções gastrointestinais, na pele, nos olhos, respiratórias e diarreia. O equipamento também impede o crescimento de bactérias e algas.

Sua piscina está sempre exposta a ações externas. Por isso, é inevitável o acúmulo de sujeiras. Sendo assim, manter o filtro sempre em boas condições é essencial. Além de tratar a água adequadamente, mantendo os níveis de cloro corretos e o pH sempre balanceado.

Conte com a Chatuba para comprar o filtro para piscina correto e de qualidade. Somos uma loja de material de construção com mais de 50 anos de experiência e líder no mercado. O filtro Dancor DFR 15 com bomba possui uma válvula seletora de 6 posições de operação, com manômetro de controle e visor de retrolavagem. Possui um sistema drenante e meio filtrante (areia sílica) projetados segundo a ABNT e todos os componentes funcionais são confeccionados em termoplástico de engenharia. Procure uma de nossas lojas e saiba mais sobre nossos produtos!

Compartilhe:

VEJA TAMBÉM