Qual a melhor forma de bombear água para a caixa?

22187 VISUALIZAÇÕES
Construção e Reformas imagem principal blog

A água que chega da rede pública não tem pressão suficiente para subir até o seu reservatório superior? Se você está passando por esse problema, a melhor saída é recorrer a algum artifício para bombear água para a caixa de forma eficiente. Neste artigo, a Chatuba te mostra como garantir o correto abastecimento de água da sua casa com o melhor custo-benefício. Confira!

Clique e navegue!

Descubra a melhor solução para bombear água para a caixa

A baixa pressão da água pode ser ocasionada por três principais motivos:

  1. sistema hidráulico residencial mal projetado;
  2. tubulação com muitas curvas e remendos;
  3. falha do abastecimento de água da rede pública.

Independentemente da origem do problema, a solução se resume a adotar um reservatório secundário (cisterna) junto a um sistema elevatório (bomba d’água). Isto é, claro, sem excluir o uso do reservatório superior — a caixa d’água. Falaremos mais sobre os dois artifícios para bombear água para a caixa, a seguir.

Cisterna

A cisterna é um depósito subterrâneo para armazenar água. Ela funciona como um reservatório inferior, ideal para locais que sofrem com problemas de baixa pressão da água. As cisternas são encontradas em modelos de alvenaria, fibra de vidro e plástico.

O sistema que utiliza dois reservatórios funciona da seguinte maneira: a cisterna é abastecida pela rede pública de água e a caixa d’água é abastecida pela cisterna.

Para que esse processo seja possível, é preciso implantar um sistema elevatório com bombeamento. A bomba d’água, equipamento que faz parte deste mecanismo, ajuda a água do reservatório inferior a subir para o reservatório superior.

Além de ajudar no abastecimento, a cisterna garante uma economia de até 50% no valor da conta da água. Isso ocorre porque ela possibilita o aproveitamento da água da chuva e de reúso. Desse modo, é possível usar a água coletada da cisterna na execução de tarefas e atividades domésticas, como dar descarga, limpar a casa, etc.

Bomba d’água

A bomba d’água é a melhor forma de bombear água para a caixa. Este equipamento transfere água para abastecimento de reservatórios em locais elevados.

Ele possui um rotor, que puxa o líquido da cisterna para a entrada da bomba. Depois, a água é arremessada nas paredes internas do dispositivo e pressionada para a saída. Neste momento, o líquido é conduzido para a caixa d’água.

É possível encontrar vários modelos de bomba d’água no mercado: autoaspirante, periférica, submersa, submersível, entre outros. Para conhecer todos os modelos e saber qual deles usar no seu projeto, leia o nosso artigo clicando aqui.

Como dimensionar a bomba d’água para encher sua caixa?

Para saber qual é a bomba correta para bombear água para a caixa, você precisa encontrar a vazão e pressão necessárias.

Vazão

O cálculo da vazão leva duas variáveis em consideração: tamanho da caixa d’água e tempo desejado para seu enchimento. Anote a fórmula:

Vazão = Litro ÷ Hora

Por exemplo, suponhamos que você precise encher uma caixa d’água de 3.000 litros em 1 hora. Sendo assim, aplicando a fórmula acima, temos:

Vazão = 3.000 ÷ 1 = 3.000 litros/h ou 3m³/h

Pressão

Para calcular a pressão (AMT), precisa-se de três variáveis:

  • altura de sucção (AS): diferença entre a superfície da cisterna para a bomba d’água;
  • altura de recalque (AR): diferença entre a bomba d’água e a entrada da caixa;
  • medida da tubulação (MT): distância que a água irá percorrer entre a válvula de sucção e a caixa d’água;
  • fator de perda de carga (PC): informado nas tabelas dos fabricantes.

A pressão é a soma dessas informações mais 5% de margem de segurança. Ou seja, a fórmula para descobrir a pressão da bomba d’água é:

AMT = [AS + AR + (MT x PC)] + 5%

Vamos ao exemplo:
Suponhamos que a altura de sucção é de 5 metros, a altura de recalque é de 15 metros, a medida de tubulação é de 25 metros e o fator de perda de carga é 8,3%.
Em primeiro lugar, vamos calcular a perda de carga. Acompanhe:

Perda de carga = Medida da tubulação x Fator de perda de carga

Veja na fórmula:

PC = 25 x 8,3% = 2,075 M.C.A

Com essa informação, vamos ao cálculo da pressão. Aplicando a fórmula, temos:

AMT = (5 + 15 + 2,075) + 5% = 22,075 + 5% = 23,179 M.C.A

Arredondando para cima, temos 24 M.C.A.

Em conclusão, você precisará de uma bomba d’água com pressão de 24 M.C.A e vazão de 3m³/h.

E como saber o volume ideal da cisterna?

O volume da cisterna para bombear água para a caixa não é a quantidade de líquido que você consome ao longo do mês. Ele depende da demanda de cada residência e da sua disponibilidade hídrica. Considere a fórmula do método prático inglês:

Volume da cisterna (L) = 5% x Área do telhado (m²) x Média anual de chuva (mm)

Vamos exemplificar:
Suponha-se que você mora na região da Baixada Fluminense, que possui uma média de chuva de 2.200 mm ao ano. Além disso, o telhado que você deseja captar água da chuva possui 50 m². Aplicando a fórmula, temos:

Volume da cisterna = 5% x 50 m² x 2.200 mm = 5% x 110.000 = 5.500 L

Sendo assim, o volume de armazenamento ideal da sua cisterna é de 5.500 litros.

No entanto, você não precisa, necessariamente, construir ou comprar um reservatório deste tamanho. É recomendado que você considere também onde irá usar a água que será captada e o custo de implantação da cisterna. A partir disso, você saberá se vale a pena ter uma cisterna maior ou menor do que o volume encontrado.

Confira os melhores produtos da Chatuba para seu projeto

1. Bomba Autoaspirante AP-3C 1,0CV Bivolt Dancor

Bomba Autoaspirante

A Bomba Autoaspirante AP-3C 1,0CV Bivolt Dancor é um dos modelos de bomba d’água que você encontra na Chatuba. Seu uso é indicado para redes com problemas de abastecimento e poços tubulares com ponteiras.

Este equipamento apresenta baixo ruído, garante aspiração máxima de até 90 metros na horizontal e atinge até 9 metros de profundidade. Também conta com protetor térmico de sobrecarga e suporta temperaturas de até 80°C.

Esta bomba possui 1 cavalo de potência, além de ser bivolt. Ou seja, funciona tanto com tensão de 127 volts quanto de 220 volts. É um produto completo para você!

2. Cisterna 5000 Litros Acqualimp

cisterna acqualimp

A Cisterna 5000 Litros Acqualimp é ideal para captação da água da chuva e racionamento em locais com problemas no fornecimento de água da rede pública. Ela é produzida com Polietileno de Alta Densidade (PEAD), material altamente resistente e durável. São 10 anos de garantia Acqualimp para você!

Este reservatório possui bases planas para conexões, tampa click com vedação total e revestimento antibacteriano. Além disso, é fácil de limpar, aumenta a capacidade de armazenagem de água e promove economia em longo prazo.

Estes são apenas alguns produtos do nosso catálogo. Você encontra outros modelos de bombas d’água e cisternas no site da Chatuba. Acesse o link e confira as novidades!

Quer ler mais sobre o assunto? Visite o Blog da Chatuba:

Compartilhe:

VEJA TAMBÉM