Como fazer impermeabilização para proteger minha casa?

11347 VISUALIZAÇÕES
Construção e Reformas imagem principal blog

O projeto de impermeabilização é uma das etapas de maior importância em uma obra. Isso porque ele é capaz de impedir que problemas de umidade ocorram na estrutura, como mofos e infiltrações. Os benefícios incluem também o bom funcionamento do imóvel e aumento da sua vida útil. Neste artigo, a Chatuba irá te ensinar como fazer impermeabilização corretamente. Confira!

Aprenda agora como fazer impermeabilização!

A impermeabilização deve ser feita com um revestimento impermeável. Ele pode ser utilizado em piscinas, caixas d’água, cisternas, pisos, paredes e outros locais.

Os produtos semi-flexíveis não podem ser utilizados em áreas elevadas, como piscinas de cobertura. A movimentação da estrutura pode ocasionar fissuras e rachaduras no material. Portanto, escolha bem o impermeabilizante que será utilizado.

Veja como fazer impermeabilização em cada uma das superfícies, a seguir.

Paredes

Profissional sabe como fazer impermeabilização em paredes

A impermeabilização de paredes pode ser feita com o Impermeabilizante SikaTop 100. Confira o passo a passo para aplicação do produto:

  1. tire todo o reboco da parede;
  2. aplique 3 demãos cruzadas (em sentidos diferentes);
  3. aguarde o tempo de secagem, entre 48 e 72 horas.

Paredes úmidas ou com mofo

O tratamento de paredes úmidas ou com mofo requer o uso de produtos específicos para essas situações. Logo, o mais indicado é optar pelos impermeabilizantes com ação anti-mofo. Esses produtos são à base de água e podem ser aplicados em paredes internas e externas. Veja como aplicar:

  1. remova a tinta e a massa corrida da parede;
  2. retire o produto da embalagem — ele já vem pronto para uso;
  3. aplique-o em cima do reboco com a ajuda de um pincel;
  4. aguarde o tempo de secagem total, em torno de 4 horas;
  5. o acabamento fica transparente e imperceptível.

Trincas e juntas de dilatação

Para saber como fazer impermeabilização de trincas de laje e juntas de dilatação, você deve usar um selante à base de poliuretano. Este produto é mais resistente do que aqueles de silicone, sendo ideal para preencher os pequenos espaços da construção. Aprenda como aplicar:

  1. mantenha o bico do aplicador bem reto e dentro da junta;
  2. preencha todos os cantos e fissuras;
  3. use uma espátula para alisar o produto e remover o excesso;
  4. aguarde o tempo de secagem de 65 minutos;
  5. após 7 dias, o produto se transforma numa borracha resistente.

Telhados

Profissional sabe como fazer impermeabilização em telhado

Por fim, trataremos das soluções sobre como fazer impermeabilização de telhados. Nesse caso, são utilizados dois produtos distintos: fita adesiva e primer.

A fita adesiva é indicada para reparos em geral. Por exemplo: cobertura total do telhado. Por sua vez, o primer ajuda na durabilidade da colagem e garante uma melhor fixação.

Confira o passo a passo:

  1. aplique uma tinta asfáltica na superfície com ajuda de um pincel;
  2. retire o adesivo da fita e cole-a na superfície;
  3. aplique também o primer para retirar a porosidade da telha e fixar melhor.

Conte com a Chatuba!

Agora que você sabe como fazer impermeabilização, garanta os produtos certos! Na Chatuba você encontra uma variedade enorme de impermeabilizantes para todos os tipos de superfície. Trabalhamos com as melhores marcas do mercado. Confira o nosso catálogo de produtos através do nosso site ou entre em contato pelo televendas (21) 2691-9575. Aguardamos por você!

Esta informação foi útil? No blog da Chatuba você encontra outros artigos sobre este assunto e outros relacionados à obra e construção. Confira:

 

 

Compartilhe:

VEJA TAMBÉM