A importância da laje impermeabilizada na proteção contra as chuvas

3506 VISUALIZAÇÕES
Construção e Reformas imagem principal blog

O projeto de impermeabilização de lajes protege a estrutura contra os efeitos danosos da chuva, como vazamentos e infiltrações. Portanto, ter uma laje impermeabilizada é fundamental para a vida útil da construção como um todo. Para realizar o processo, são utilizados produtos específicos, como mantas e coberturas. Quer saber mais? Continue lendo este artigo da Chatuba!

Laje impermeabilizada e a proteção contra as chuvas

chuva escorrendo pela laje impermeabilizada

O serviço de impermeabilização deve ser uma das prioridades na construção civil, principalmente na laje de cobertura. Esse elemento estrutural é fundamental para a obra como um todo, pois sustenta a edificação e dá suporte à distribuição adequada de carga. Por estar em constante exposição às chuvas, a laje deve receber produtos resistentes para que seja bem vedada. Entre eles, destacamos as mantas e as coberturas.

Tais produtos são capazes de impedir a entrada de água na construção, evitando, assim, danos à construção e risco às pessoas. Os principais prejuízos da presença de líquido na superfície são infiltrações, vazamentos, corrosões na estrutura, falhas na instalação elétrica, etc. Portanto, ter uma laje impermeabilizada é a solução contra as consequências negativas da chuva!

Benefícios da impermeabilização

  • impede a passagem de água e a ação dos líquidos;
  • mantém a cobertura livre de vazamentos e infiltrações;
  • protege construções novas e antigas dos prejuízos causados pela chuva;
  • garante a segurança estrutural da edificação;
  • evita fissuras e trincas nas paredes;
  • acompanha a movimentação das estruturas;
  • reduz as temperaturas internas, promovendo conforto no ambiente.

3 produtos para impermeabilizar lajes

homem instalando laje impermeabilizada

Veja, a seguir, mais detalhes sobre os produtos específicos utilizados para ter uma boa laje impermeabilizada.

1- Manta líquida

Este produto é uma membrana elástica monocomponente feita à base de resina acrílica. Quando aplicada sobre a laje impermeabilizada, cria uma barreira contra a ação da chuva. Além disso, garante a estanqueidade da vedação superior. Em geral, vem pronta para uso, igual uma tinta comum, e oferece ótima aderência a superfícies como concreto e argamassa.

2- Manta asfáltica

Este produto é produzido à base de asfalto e outros componentes, como alumínio, fibras de vidro, polímeros elásticos, poliéster e borracha. A manta asfáltica é um dos métodos mais utilizados no Brasil no que diz respeito à laje impermeabilizada. Sua popularidade se deve, principalmente, às suas vantagens: maior resistência ao puncionamento e à perfuração, alta eficiência e baixo custo. Em contrapartida, sua durabilidade é um ponto fraco. O produto dura de 5 a 10 anos com estanqueidade total.

3- Manta aluminizada

Diferentemente dos outros tipos de manta, a aluminizada tem como principal objetivo garantir o conforto térmico. Ou seja, trata-se de uma manta térmica, que protege o ambiente interno contra temperaturas extremas. No entanto, ela tem dupla função: também cria uma barreira impermeabilizante e impede o surgimento de goteiras e infiltrações. Ademais, diminui o ruído causado pela água da chuva que cai na telha.

Agora que você sabe tudo sobre a importância da laje impermeabilizada contra as chuvas, não perca tempo! Vá até uma das lojas da Chatuba Materiais de Construção e adquira o melhor produto para seu projeto de impermeabilização.

Se você gostou deste artigo, não deixe de continuar acompanhando nosso blog. Para te ajudar, listamos outros artigos que podem ser úteis para você:

1- Quais são os tipos de impermeabilização de telhados?
2- Como manter a casa protegida durante os períodos de chuva?
3- Impermeabilizante para parede: descubra sua utilidade!
4- Como resolver problemas de infiltração de maneira simples

Compartilhe:

VEJA TAMBÉM