Como manter a casa protegida durante os períodos de chuva?

1706 VISUALIZAÇÕES
Faça você mesmo imagem principal blog

Manter a casa protegida e livre de infiltrações durante os períodos de chuva é uma tarefa difícil. No Rio de Janeiro, mais precisamente, as precipitações costumam atingir o valor de 1,100 mm dentro de um ano. Em geral, o ponto auge desse valor costuma ocorrer entre os meses de dezembro até abril, quando a umidade relativa do ar é alta. Pensando nisso, a Chatuba Materiais de Construção produziu este artigo para que você conheça algumas formas de proteger sua casa! Boa leitura!

5 formas de deixar sua casa protegida

As chuvas podem causar muitos problemas dentro de casa: vazamento no telhado e umidade nas paredes são alguns deles.

Em primeiro lugar, quando as telhas estão mal posicionadas, trincadas ou com fissuras elas possibilitam infiltração para o interior da casa. A princípio, essa questão consegue gerar goteiras, mas, a longo prazo, também chega a servir como fonte de problemas mais sérios como é o caso do risco estrutural. Por isso, saber quais são as principais formas de prevenir vazamento é ideal.

Em segundo, a umidade nas paredes é capaz ser uma das principais causas para gerar mofo, bolor e estufamento de pintura. Esses dois primeiros, no caso, são principais causadores de doenças respiratórias, por conta de servirem como fontes para proliferação de fungos. Já o terceiro, afeta toda a estética do ambiente. Assim, é possível perceber que a infiltração vai além do que deixar uma mancha d’água na parede.

Na sequência, veja algumas dicas de como deixar sua casa protegida de infiltrações!

1 – Manutenção do telhado

Parece bobo, mas já percebeu como o telhado da sua casa fica em contato direto com os raios UV do sol? O calor é capaz de ressaca-lo, ou, até mesmo, causar outros problemas que afetam a resistência dele. Por conta disso, a preocupação deve ser iniciada antes do período chuvoso. A ideia é que a manutenção dele esteja em dia quando a chuva chegar. Para isso, não deixe de verificar as condições das telhas. Faça o possível para mantê-las em condições perfeitas, sem qualquer rachadura.

Uma boa dica, nesse sentido, é observar o encaixe entre as telhas. Olhe de baixo para cima e fique atente-se para pontos onde exista passagem de luz. Algo é simples: se a luz consegue passar, a água também! Logo, não deixe de manter o encaixe entre as telhas em bom estado, sempre evitando os pontos de abertura entre as peças.

Casa protegida em épocas chuvosas

2 – Instale pisos drenantes

Se sua preocupação com o período chuvoso e a casa segura tem ligação com a área externa, a melhor forma de se despreocupar é instalar pisos drenantes. Com eles, o excesso do volume de água será direcionado para a rede pública de esgoto. Além disso, eles são benéficos para sua casa, na medida que impedem a água externa de entrar na área interna, mas também para o bairro. Isso se dá por conta de serem importantes colaboradores para evitar enchentes.

3 – Limpeza das calhas

Assim como a manutenção do telhado é importante para manter sua casa segura, a limpeza das calhas também! Aqui, o mais válido é que a vistoria seja realizada a cada seis meses. Ou seja, em outras palavras, duas vezes por ano. Como dissemos antes, existe um período que tem mais incidência de chuva no Rio e se basear por ele para fazer a limpeza é uma boa dica.

Caso existam árvores em volta da sua casa, redes podem ser instaladas nas calhas como uma forma de protegê-las. Dessa maneira, será possível fazer com que as limpezas tenham maior durabilidade e não sejam gerados problemas entre o tempo de intervalo entre elas.

Homem retirando folha das calhas para ter casa protegida

4 – Vistoria das esquadrias

Outra atitude que consegue contribuir para uma casa segura é a vistoria das esquadrias. Lembre-se: o vento costuma estar presente em períodos chuvosos e possíveis vãos podem ser um foco para infiltrações. Elas são responsáveis por causar estragos dentro do imóvel, manchar paredes e causar quedas de reboco.

Devido a isso, vistoriar se todas as esquadrias estão vedadas e sem desgastes é uma boa maneira de se manter atento. Utilize selante para proceder o reparo dessas partes.

5 – Use impermeabilizantes

A quinta, e última, forma de como tornar sua casa protegida é o uso de impermeabilizantes. Hoje, o mercado oferece diversos tipos que devem ser utilizados de acordo com a especificação feita pelo fabricante. Em geral, é possível encontrar os que são voltados para o solo, paredes e telhado. A funcionalidade deles permite que o risco de infiltração seja diminuído. Assim, a partir da aplicação desses, sua casa poderá resistir às fortes chuvas sem apresentar danos.

A Chatuba Materiais de Construção é uma loja de material de construção onde você encontra todas as opções para tornar sua casa mais segura! Em nosso blog, confira mais artigos exclusivos para ampliar seu conhecimento! As vantagens de instalar forro de gesso e como realizar limpeza de obras corretamente estão lá!

Compartilhe:

VEJA TAMBÉM