Como realizar a limpeza de obras corretamente

1309 VISUALIZAÇÕES
Faça você mesmo imagem principal blog

Vão chegando os últimos meses do ano e, com eles, o tempo de renovar. Nessa época, é comum que muitas pessoas invistam em obras e reformas para dentro de casa ou em espaços comerciais. E não há nada melhor que uma repaginada, certo? O problema é que essas obras geram muita sujeira e, em alguns momentos, podem até prejudicar a saúde. Pensando nisso, leia este artigo com dicas para quem deseja praticar limpeza de obras corretamente.

Métodos eficazes para a limpeza de obras

Equipamento retira o pó do chão durante a limpeza de obras

Avaliação necessária

Antes de começar, de fato, a realizar uma limpeza de obras, é preciso avaliar todo o espaço e as condições. Para facilitar o processo, procure listar, em um papel ou no celular, quais são os revestimentos. Podem ser de madeira, porcelanato, cerâmica, entre outros. Isso colabora na hora de escolher os produtos corretos de limpeza. Para cada tipo de sujeira, uma ferramenta e produto específicos.

Passo a passo: coloque em prática!

Entulho

Toda limpeza de obras que se preze precisa começar liberando o espaço do que está em excesso. No caso de construções, estamos falando de entulho e outros lixos deixados durante o processo. Mesmo que a obra não tenha terminado, não deixe esses elementos acumularem. Defina um local específico para depositar o que restou a cada dia de obra e valorize um canteiro de obras organizado. Na hora de realizar a limpeza após finalizada, ficará potencialmente mais fácil, prático e eficiente.

Planejamento

Como dito no início do artigo, saber cada tipo de revestimento e outros materiais utilizados é indispensável para limpeza de obras. Faça um planejamento embasado em cada cômodo e defina qual é a prioridade de faxina para cada um. Bem como a demanda por produtos específicos. Esse planejamento ajuda também caso o ambiente já esteja sendo utilizado. Não dá para fechar inteiramente o acesso a todos os ambientes ao mesmo tempo.

Tirando o grosso

Assim como toda limpeza, começar pelo grosso – ou seja, a sujeira mais evidente – ajuda a ter uma noção maior do espaço. Na obra, faça o mesmo. Elimine resíduos de tinta, cimento, gesso e materiais do tipo. Pedaços de papelão, plástico e isopor também são comuns. Depois, preferencialmente com aspirador, dê um fim à poeira. Outros itens como vidros, bancadas e pisos são lavados com água, a fim de retirar os resíduos mais finos.

Protegendo instalações

Tirando o entulho, a limpeza de obras deve ser realizada apenas com o fim da construção. Muitas pessoas acham que podem adiantar o processo mas, na verdade, antecipar pode atrapalhar. Com tomadas e interruptores sendo instalados, o possível contato com água, mesmo que em pequenas proporções, pode causar grandes transtornos. Quando finalizada, utilize proteções nas instalações e móveis para que não sejam danificados pela água e outros produtos.

Cuidados necessários

  • Aguarde a obra ser finalizada;
  • proteja instalações e móveis com lonas e papelão;
  • atente-se às especificações de fábrica de cada material utilizado na obra;
  • invista em produtos e ferramentas de qualidade para a limpeza de obras.

Produtos adequados

Vassoura e pá realizam a limpeza de obras

Por falar em produtos para limpeza de obras, investir na qualidade deles é indispensável. Você encontra todas essas soluções nas lojas Chatuba. Isso porque somos uma loja de material de construção com um extenso estoque de ferramentas ideais para sua obra, antes, durante e depois da realização.

Em geral, produtos que não podem faltar: lavadora de alta pressão, escada, panos, vassouras e rodos, espátulas, mangueiras, entre outros.

Gostou do que leu? Não deixe de visitar nosso blog para conferir outros artigos exclusivos. Por lá, já falamos sobre pisos em grandes formatos, reforma sem obra, impermeabilizante para parede, instalação de porcelanato e muito mais.

 

Compartilhe:

VEJA TAMBÉM