Passo a passo: como instalar ar-condicionado split?

3290 VISUALIZAÇÕES
Faça você mesmo imagem principal blog

Muitas pessoas procuram profissionais especializados no momento da instalação de aparelhos elétricos dentro de casa. Afinal, o medo de acabar danificando o equipamento novo durante o processo é enorme. Por isso, neste artigo, a Chatuba irá mostrar como instalar ar-condicionado split para o seu cliente de forma rápida, fácil e profissional. Confira!

Veja como instalar ar-condicionado split

homem instalando ar condicionado split

1- Antes da instalação

Antes de saber de fato como instalar ar-condicionado split, é preciso conhecer as condições ideais para a instalação do aparelho. Em primeiro lugar, é preciso verificar com a construtora ou administração do condomínio se a residência tem estrutura e tubulação para instalar o equipamento. Caso não tenha, é possível fazer uma análise para identificar a possibilidade de ajustes necessários. Mas, antes, certifique-se de que é viável instalar a unidade externa na varanda ou em alguma parede externa.

2- Diâmetro da tubulação

Após confirmar que a edificação possui uma estrutura preparada para o ar-condicionado split, é possível avançar para o segundo passo. Agora, você deve colher outros dados importantes, como diâmetro da tubulação do prédio. A medida pode variar de acordo com o BTU do aparelho. Veja, abaixo, o tamanho do tubo em relação aos BTUs:

  • 7.000 BTU/h: compatível com tubos de diâmetro entre 1/4 e ⅜;
  • 9.000 BTU/h: compatível com tubos de diâmetro entre 1/4 e ⅜;
  • 12.000 BTU/h: compatível com tubos de diâmetro entre 1/4 e ½;
  • 18.000 BTU/h: compatível com tubos de diâmetro entre 1/4 e ½;
  • 22.000 BTU/h: compatível com tubos de diâmetro entre 3/8 e ⅝.

3- Local ideal para instalação

É impossível saber como instalar ar-condicionado split sem respeitar algumas distâncias básicas para o bom funcionamento do aparelho. Portanto, anote aí:

  • as distâncias entre as unidades internas e externas devem ser, no mínimo, de 1 metro e, no máximo, 15 metros de tubulação entre elas;
  • além de 5 metros de desnível acima ou abaixo entre as duas unidades;
  • a mangueira de drenagem deve ser instalada sempre abaixo da unidade interna.

4- Cuidados com a unidade interna

É preciso seguir algumas regras no momento de instalar a unidade interna do split. Veja:

  • o ar-condicionado deve ser instalado nas paredes com maior distância entre si. Desse modo, a distribuição de ar é mais eficiente;
  • caso haja outro aparelho de ar no mesmo ambiente, deve-se evitar que seus fluxos se cruzem;
  • o local escolhido para a instalação do split deve ser de fácil acesso para que a pessoa consiga retirar o filtro de ar para limpeza;
  • o local deve ter uma livre circulação de ar, ou seja, não deve ter nenhum obstáculo que dificulte isso.

5- Cuidados com a unidade externa

Como instalar ar-condicionado split de modo que a unidade externa não seja prejudicada? Muito fácil! Basta escolher um local bem ventilado e longe de gases inflamáveis. Por fim, um ponto importantíssimo: nunca instale a unidade externa onde a saída de ar esteja obstruída.

ar condicionado split instalado na parede

Viu como instalar ar-condicionado split não é tão difícil assim? Então, que tal visitar uma das lojas da Chatuba e garantir um aparelho novo? Pois, lá você encontra o split com voltagem 110V, equipamento dificilmente encontrado em outros lugares. Venha conhecer nossa loja mais próxima de você!

Se você gostou deste artigo e quer saber mais sobre obras, reformas, ferramentas e afins, acesse o blog da Chatuba! Lá, já falamos sobre cuidados com ar-condicionado split, limpeza do ar-condicionado, como não errar na hora de escolher o ar-condicionado, potência do ar-condicionado e muito mais!

Compartilhe:

VEJA TAMBÉM