Como evitar a falta de água nesse verão?

1153 VISUALIZAÇÕES
Faça você mesmo imagem principal blog

Com a chegada do calor e as altas temperaturas cariocas, alguns moradores sofrem com a constante falta de água. Isso se deve ao alto consumo de água nessas épocas do ano, que aumenta até 40%, mas hábitos simples ajudam a reduzi-lo. Por isso, a Chatuba separou algumas dicas para você evitar a falta de água na sua casa e garantir a sua saúde e conforto nesse verão. Confira!

Conheça as medidas para evitar a falta de água neste verão

Desligue fontes e quedas d’água

É comum que, por esquecimento ou falta de organização, as fontes, esguichos e quedas d’água permaneçam ligadas a noite toda, ainda que ninguém esteja aproveitando isso. Quando as temperaturas estão mais altas, a água em movimento evapora com mais facilidade. No caso de piscinas, por exemplo, ao encerrar o horário de uso, é essencial que um responsável feche todas as quedas d’água, diariamente.

Existem outras formas diárias de evitar falta de água em casa, como deixar a torneira fechada ao escovar os dentes. Ao deixá-la aberta, o gasto é de até 20 litros de água por minuto.

Cuidado com os vazamentos

Muitas vezes, as infiltrações demoram a ser descobertas e, consequentemente, solucionadas. Algumas já estão ocorrendo há bastante tempo, por isso é preciso atentar-se a tais problemas e realizar inspeções constantes. Uma torneira gotejando pode desperdiçar 46 litros de água por dia. Dessa forma, é possível avaliar se está tudo em ordem e não esperar o vazamento ocorrer para tomar providências emergenciais. Além de aumentar os riscos de algum dano e elevar os custos.

Colete água da chuva em cisternas

Com o uso de uma cisterna é possível coletar água da chuva, podendo economizar até 50% na conta de água. Para tempos de escassez, tal ferramenta é fundamental para conseguir realizar as tarefas domésticas. Entretanto, a água não é considerada potável, pois contém partículas de poeira, fuligem, sulfato, nitrato e amônio. Por isso, ela não é adequada para consumo humano e deve ser utilizada para fins não potáveis.

Adquira uma caixa-d’água com capacidade adequada

Ter uma caixa-d’água com capacidade adequada para o número de pessoas em questão é essencial. A média de consumo é de 200 litros por dia por pessoa. Por exemplo, para uma família com cinco pessoas, são necessários pelo menos mil litros em reservatório para garantir um consumo diário. Por isso, é preciso escolher devidamente a caixa d’água para o ambiente, de acordo com suas necessidades.

Em casos como grandes obras, por exemplo, é essencial uma caixa d’água de acordo com suas demandas. Os Tanques Acqualimp ou as Grandes Caixas D’água são reservatórios ideais para armazenamento de água em grande volume. Dessa forma, é possível evitar a falta de água. Tais produtos são ideais para escolas, edifícios, residências, conjuntos residenciais e fazendas. O Tanque Acqualimp é o único que, devido às bases planas, facilita a instalação da Reserva Técnica de Incêndio exigida pelo Corpo de Bombeiros.

Encontre os Tanques Azuis aqui na loja de material de construção Chatuba! Possuímos mais de 50 anos no mercado e somos líder no mercado de varejo do RJ, oferecendo ferramentas, pisos, cisternas, tintas e diversos outros produtos para todas as etapas de uma obra. Visite uma de nossas lojas e conheça nosso catálogo!

Compartilhe:

VEJA TAMBÉM