Como calcular a quantidade de materiais da argamassa?

26393 VISUALIZAÇÕES
Construção e Reformas imagem principal blog

A argamassa é uma mistura homogênea utilizada como revestimento de alvenarias ou assentamento de pedras, tijolos, etc. Geralmente, ela é composta por cimento, agregado miúdo e água. Pode ter aditivos ou não. Sua aplicação é muito importante nas obras, pois garante a aderência ao substrato e resistência a impactos e desgastes. Ela pode ser industrializada ou feita na obra. Para o último caso, é necessário calcular a quantidade correta de materiais da argamassa para que não haja desperdícios. Tem dúvidas sobre o assunto? Leia este artigo até o fim!

Aprenda como fazer o cálculo dos materiais da argamassa

materiais da argamassa cinza

Volume da área total

O primeiro passo para calcular a quantidade de materiais da argamassa é encontrar o volume total da área a ser preenchida. Para isso, multiplique largura x comprimento. Em seguida, você deve multiplicar o volume encontrado pela espessura da sua camada.

Veja o exemplo:

  • largura: 5m;
  • comprimento: 7m;
  • espessura: 5 cm ou 0,05m;
  • traço: 1:0:12.

Multiplicando 5 x 7 x 0,05 = 1,75m³ (volume da área)

Traço da argamassa

materiais da argamassa branca

O traço da argamassa é a indicação da proporção dos seus componentes.

Exemplo: 9 (baldes) areia + 1 (balde) cimento + 2 (baldes) cal

Antes de calcular a quantidade de materiais da argamassa, verifique qual o tipo de traço mais indicado para a superfície que será preenchida. Esta informação é fundamental para o cálculo.

Quantidade de cada material

Depois de encontrar o volume da área total, você deve calcular a quantidade de todos os materiais da argamassa. Para isso, basta que você multiplique o volume da área total pelo rendimento de cada produto. Por exemplo, para o traço de 1:0:12, o rendimento do cimento é 5, da areia é 1,78 e do cal é 0. Sabendo isso, temos:

Cimento = volume da área total x rendimento do cimento
Cimento = 1,75 x 5 = 8,75
Quantidade = 9 sacos de cimento de 50 kg

Areia = volume da área total x rendimento da areia
Areia = 1,75 x 1,78 = 3,115
Quantidade = 3,5 m³ de areia

Ainda tem dúvidas? Fale com a Chatuba!

Se você ainda possui alguma dúvida em relação ao cálculo da quantidade correta de materiais da argamassa, fale com a Chatuba! Nossos atendentes estão prontos para lhe ajudar com o que for necessário. Você pode falar conosco através do nosso site, no televendas (21) 4003-4456 ou em alguma loja física. Estamos esperando por você!

Esta informação foi útil para você? Acompanhe o Blog Chatuba e saiba tudo sobre argamassa e outros materiais de construção. Veja os artigos que separamos para você:

 

 

Compartilhe:

VEJA TAMBÉM