Especial do O Globo conta história de quase 60 anos da Chatuba

7046 VISUALIZAÇÕES
Notícias imagem principal blog

Os assinantes do jornal O Globo receberam em casa  a revista “A Casa do Futuro”.  O especial, feito em parceria com a Chatuba, conta um pouco da históri de quase 60 anos da empresa, assim como o seu presente e futuro. O material traz, de forma inédita, uma entrevista com Srº Raul Sousa, fundador da Fornecedora Chatuba de Nilópolis, em 1962, com o seu irmão Joaquim. Na época, uma loja de 100 metros quadrados que vendia apenas pedra, areia, tijolo, cimento e ferro. 

Hoje em dia, com sete grandes lojas no Rio de Janeiro, a Chatuba figura entre as principais redes de material de construção do estado. Além disso, é uma das principais vendedoras de caixas d’água e porcelanato do Brasil. Para chegar neste ponto, srº Raul conta que a empresa sempre acompanhou as inovações tecnológicas e as tendências de mercado.

Raul Sousa Fabio Cordeirog.labeditora Globo Reduzida

Raul Sousa, fundador da Chatuba, conta um pouco dos 60 anos de história da Fornecedora Chatuba de Nilópolis. Foto por Fabio Cordeirog.labeditora Globo

“Comecei a empresa com 21 anos, em 1962. Hoje o orgulho que tenho é que, em 59 anos, passamos por turbulências, mudanças de planos econômicos, a moeda perdendo zeros, inflação de 85% ao mês e mantivemos o CNPJ, desde que começamos, com a Fornecedora Chatuba de Nilópolis — diz Srº Raul Sousa, que fundou a empresa com o irmão, Joaquim, e hoje é presidente do conselho de administração da Chatuba.  

60 anos de história e quase 10 anos em 2 

Srº Raul conta que a empresa se tornou mais jovem hoje do que quando começou. Para ele, a pandemia promoveu um grande avanço tecnológico na Chatuba. “Quando achávamos que estávamos muito bem, veio a pandemia e sentimos ainda mais falta de tecnologia para competir. Sem tecnologia, não há sobrevivência. Nessa pandemia, fizemos em menos de dois anos o que ia demorar dez anos para realizar”, comemora ele.  

No entanto, a excelência no atendimento continua sendo o forte da Chatuba. No especial, vendedores contam como criam uma relação de amizade e parceria com os clientes. E a empresa segue investindo e valorizando estes profissionais para manter viva o que tornou a Chatuba uma das principais redes de lojas de material de construção do estado. 

Expansão dos canais de atendimento  

Atualmente, a Chatuba é uma empresa omnichannel, presente no universo físico e no digital. Para isso, a Chatuba trabalhou intensamente para ampliar seus canais de atendimento e conta com e-commerce (www.chatuba.com.br), Televendas, WhatsApp e E-mail, mantendo o padrão de atendimento das lojas físicas nos canais virtuais. Não é uma tarefa fácil, definitivamente. São mais 10 mil atendimentos por mês, sendo 76% de pessoas físicas.  

Dalva Sousa Fabio Cordeirog.labeditora Globo Reduzido

Presidente da Chatuba, Dalva Sousa. Foto por Fabio Cordeirog.labeditora Globo Reduzido

“O varejo está sofrendo uma modificação muito grande, a tecnologia trouxe muitos recursos para serem aplicados no dia a dia. A Chatuba tem uma história bem longa, mas a gente está com a empresa sempre viva. A gente já tinha um site bem estruturado. Calhou de iniciarmos o e-commerce e logo depois sermos surpreendidos com a pandemia. A televenda foi reestruturada, com mais atendentes e um novo direcionamento, e desenvolvemos o atendimento por WhatsApp — afirma Dalva Sousa, presidente da rede Chatuba, à publicação.  

Porcelanatos: as novas estrelas da obra 

Bonitos, duráveis e tecnológicos. Os porcelanatos são as meninas dos olhos do setor de construção. No chão ou na parede, os grandes formatos ganham cada vez mais espaço. Em entrevista ao especial, Carol Guedes, especialista da Portobello, conta que “percebeu uma busca maior por produtos sustentáveis, além dos revestimentos que reproduzem materiais naturais, como madeiras e mármores” 

Na pandemia, as pessoas criaram outros olhos para as cores. Afinal, mais do que uma decisão estética, as cores traduzem agora também a personalidade dos moradores, como conta consultora de Marketing Cor e Conteúdo da Suvinil, Sylvia Garcia.  

Produtos sustentáveis cada vez mais procurados 

Por outro lado, aumenta cada vez mais a procura dos clientes por itens sustentáveis.  Atendendo essa demanda, na Chatuba é cada vez mais comum achar produtos que ajudam a economizar água e energia. Sistemas de pressurização, que ajudam a reduzir o tempo de uso do chuveiro ou torneira, assim como sistema de coleta de água da chuva são cada vez mais pedidos pelos consumidores.  

A força do faça você mesmo 

Img 6935

Thalita Carvalho, apresentadora do GNT, participa do especial de de 60 anos da Chatuba.

 

Por fim, a cultura do faça você mesmo ganhou de vez espaço nas casas de construção.  Thalita Carvalho, criadora do blog Casa de Colorir, conta que a identidade das pessoas está cada vez mais no que elas fazem do que no cabelo ou na roupa. Pensando nisso, a loja da Barra conta agora com um espaço DIY (Do It Yourself) onde os clientes podem experimentar as ferramentas que precisam para botar a mão na massa.  

 

Clique aqui para ver o especial completo

Compartilhe:

VEJA TAMBÉM