Dicas de como fazer móveis gastando pouco

1158 VISUALIZAÇÕES
Faça você mesmo imagem principal blog

Todo mundo passa por aquela vontade de reformar a casa mas nunca sabe por onde começar. Ou acha que não tem dinheiro suficiente para comprar móveis novos, por exemplo. Pensando nisso, a Chatuba separou as melhores dicas para você que deseja fazer móveis por conta própria. Isso mesmo! Móveis para seu quarto, sala ou até a cozinha. Tudo com a sua cara e feito de forma bem econômica. Acompanhe e anote todas as dicas!

Fazer móveis não é tão difícil: aprenda!

entenda como fazer móveis

Por que fazer?

A ideia de fazer móveis por conta própria é, sim, para economizar. Porém, é uma ótima maneira de colocar em prática ideias criativas que vão harmonizar com o ambiente. Parece uma tarefa difícil, mas é mais fácil do que você imagina. Basta ter a ideia certa, ótimas ferramentas e um material de qualidade. A seguir, acompanhe o passo a passo necessário para exercer o serviço no conforto de sua casa.

Passo a passo para fazer móveis

Início

Se essa é a primeira vez que você vai fazer móveis, tenha em mente que é melhor começar por algo mais fácil. Não se arrisque em móveis grandes ou que vão precisar segurar pesos elevados. Nichos, sapateiras, deques de PVC e até prateleiras menores. Avalie seu espaço e veja o que se encaixaria melhor. Um móvel novo sempre traz um novo clima e pode render até novas fotos para as redes sociais.

Planejamento

Depois de decidir o que fazer, parta para o planejamento. Neste momento, desenhe, mesmo que com traços não tão perfeitos, o protótipo do móvel. Avalie o que será preciso para sua construção. Busque referências na internet, faça lista de ferramentas e materiais, separe um dia livre, pesquise preços e etc. Planejamento é a base de tudo e na hora de fazer móveis também é indispensável.

Matéria-prima

Madeira, MDF, PVC, alumínio… Qual matéria-prima vai protagonizar seu móvel novo? Você já decidiu na etapa de planejamento, agora resta comprar. Vá até uma loja de materiais de construção de confiança e peça ao vendedor a melhor qualidade em material. Afinal, a intenção é que o móvel tenha durabilidade como os outros móveis também, certo?

Anotações

As anotações feitas no planejamento podem te acompanhar na hora de comprar o material. Desenhos, comprimentos, se é ambiente interno ou externo, cor. Tudo isso pode ajudar o especialista da loja a encontrar as melhores opções para você. Até mesmo após a compra, durante o processo de montagem, ter acesso às anotações facilita o trabalho. Dessa forma, você vai sempre lembrar da sua ideia inicial e ter foco.

Ferramentas

Assim como o material, as ferramentas são indispensáveis e essenciais para fazer móveis de qualidade. Se você ainda não tiver em sua casa não tem problemas. Na mesma visita à loja de material de construção, mostre suas anotações e veja quais ferramentas são necessárias. Serra, furadeira, martelete e chaves menores. É sempre importante manter a caixa de ferramentas abastecida para não passar por transtornos durante a construção.

Dinâmica de grupo

Além de ter uma decoração nova, fazer móveis pode ser uma ótima oportunidade de reunir amigos. Pensando nisso, chame aqueles mais próximos para darem o auxílio necessário. Na maioria das vezes, juntar outras ideias à ideia principal pode resultar em um móvel totalmente criativo e funcional. Compartilhe com seus amigos, faça pausas para conversar e comer, coloque uma playlist de músicas e faça do trabalho, diversão.

Onde encontrar o melhor material?

comprar material para fazer móveis

 

Sem dúvidas, a melhor fonte de excelentes materiais e ferramentas é a Chatuba. Contamos com materiais de construção que vão te ajudar na hora de fazer móveis. Em nosso blog, você confere outros artigos exclusivos sobre half painted, reforma sem obra e muito mais. Faça uma visita a uma de nossas lojas e veja como podemos lhe ajudar!

Compartilhe:

VEJA TAMBÉM