Se você está pensando em comprar um aparelho de ar-condicionado, é preciso estar atento a algumas características técnicas. Por exemplo, a numeração de BTUs, que define a capacidade de refrigeração de cada equipamento. Portanto, antes de escolher o modelo para seu cômodo, não deixe de conferir essa questão para obter o melhor aproveitamento possível. Continue a leitura e descubra como calcular a potência do ar condicionado de forma adequada!
Saiba como fazer o cálculo da potência do ar condicionado
Afinal, o que é BTU?
BTU é a sigla de British Thermal Unit que, em português, significa Unidade Térmica Britânica. Ou seja, é uma unidade de medida que especifica a quantidade de energia que o aparelho de ar-condicionado fornece a determinado ambiente. Assim sendo, calcular a potência do ar condicionado é fundamental para saber a capacidade que o aparelho tem para refrigerar cômodos.
Fatores que influenciam
Para calcular a quantidade de BTU, é preciso obter algumas informações básicas. Logo, é necessário levar em consideração alguns fatores, tais como:
- características do ambiente e instalação;
- condições climáticas da região;
- dimensão da área em metros quadrados;
- quantidade de pessoas no ambiente;
- número de equipamentos elétricos e eletrônicos usados no local.
Cálculo da potência
Brasil, por ser um país tropical, utiliza a base de 600 BTU/h por metro quadrado. Ou seja, deve-se multiplicar o tamanho do ambiente que será climatizado por 600. Além disso, é necessário incluir mais 600 BTUs para cada pessoa ou equipamento presente no local.
A exemplo, vamos calcular a potência do ar condicionado para um cômodo de 12m². Seguindo a lógica, 12m² x 600 BTU/h = 7.200 BTU/h. Essa é a capacidade para o ambiente.
Entretanto, deve-se levar em consideração também que existem pessoas e aparelhos elétricos no ambiente. Nesse caso, suponhamos que há 2 pessoas, 1 TV, 1 computador e incidência de sol na janela. Lembre-se: para cada fator, deve-se acrescentar 600 BTUs. Veja:
- 02 pessoas = + 1.200 BTU/h;
- 01 TV = + 600 BTU/h;
- 01 computador = + 600 BTU/h;
- incidência de sol na janela = + 600 BTU/h.
Somando os valores, chegaremos ao total de carga térmica: 10.200 BTU/h.
No momento da compra, o ideal é optar pelo aparelho que tenha uma potência acima do valor encontrado. Logo, a opção correta é um ar-condicionado com potência de 12.000 BTU/h para um melhor conforto térmico.
Aparelho de ar condicionado é na Chatuba!
A Chatuba, loja de material de construção do Rio de Janeiro, possui em seu catálogo de produtos o ar-condicionado split com voltagem 110V. Este aparelho é dificilmente encontrado no mercado, mas aqui na Chatuba você tem acesso aos melhores modelos!
Econômico, potente e rápido, o ar-condicionado split 110V é a melhor opção para quem deseja adquirir as vantagens de um aparelho com alta potência. Ficou interessado? Entre em contato conosco e conheça melhor esse produto!
Confira outros artigos exclusivos que tratam sobre ar-condicionado no blog da Chatuba: