Cimento e Argamassa, qual a diferença?

14426 VISUALIZAÇÕES
Construção e Reformas imagem principal blog

Está na fase inicial de construção e o questionamento sobre a real diferença entre o cimento e argamassa surge? Fique tranquilo, neste artigo, a Chatuba vai te contar todas as principais diferenças entre ambos e, assim, te ajudar na hora de construir e reformar! Venha com a gente conferir tudo sobre essa dupla que não pode ficar fora da sua obra, confira abaixo!

Afinal, qual a diferença de cimento e argamassa?

O cimento tem a principal função de elaborar a massa de concreto e reboco para assentar blocos. Sem ele não há como construir, pois o cimento é utilizado em praticamente toda obra, como a finalização de paredes e calçadas, por exemplo. Agora, a argamassa possui por objetivo assentar pisos, azulejos, blocos cerâmicos, revestimentos, porcelanatos e pisos cerâmicos, também é um excelente material para corrigir ondulações e nivelar paredes, tetos e pisos.

Dica: Todos esses produtos para construção você encontra aqui na Chatuba!

Tipos de Cimento

Atualmente, existem no mercado brasileiro cerca de 8 tipos de cimento, mas vamos te apresentar os mais comuns e utilizados. O cimento é caracterizado por ser um pó fino com matérias-primas como gesso, calcário, argila, óxidos de ferro e alumínio usados na produção do clínquer, que formam uma massa após o contato com a água e, depois de endurecido, o cimento não se decompõe mais.

Cimento e Argamassa, qual a diferença?

1. CP I: Cimento Portland Comum

Este é o tipo mais básico que se encontra no mercado, pois possui uma fórmula simplificada, ou seja, ótimo para obras que não tem necessidades específicas em relação ao cimento utilizado, como construções em geral, sem contato com sulfatos do solo ou águas subterrâneas. Nesse sentido, o seu único aditivo é o gesso, que retarda a rigidez para que o profissional tenho mais tempo hábil para aplicação.

2. Cimento Portland CP II: Cimento Portland tipo Comum com Aditivo

Já o cimento comum com aditivo é usado em construções em geral, mas em partes estruturais que exigem um desprendimento de calor moderadamente lento, ou seja, construções que podem ter contato por sulfatos e tem a adição de outros materiais em sua mistura.

3. Cimento CP II E: Portland de Alto Forno

De alta impermeabilidade, resistência à expansão e durabilidade, este tipo de cimento é usado em aplicações gerais, mas é ideal para obras de concreto-massa, como barragens, peças de grandes dimensões, pilares de pontes, resistência às variações de temperatura (expansão e contração).

4. CP II-Z: Cimento Aditivado Pozolânico

O Cimento Aditivado Pozolânico tem pozolana em sua fórmula, mas em um índice maior, garantindo uma melhor impermeabilidade, estabilidade e durabilidade. Em outras palavras, pode ser aplicado em construções em geral, em obras expostas à ação da água, obras de grande porte e em elementos pré-moldados.

5. CP V: Cimento de Alta Resistência Inicial

Conhecido também como CP V-ARI, o cimento de Alta Resistência Inicial não contém adições na composição. Recomendado para produção de artefatos de cimento ou blocos para alvenaria e pavimentação, tubos, lajes, meio-fio e postes.

6. CPB: Cimento Portland Branco

O cimento branco é fabricado com caulim ao invés da argila, além de possuir baixas concentrações de manganês, desse modo, é recomendado para principalmente para rejunte, no entanto, você pode utilizar em construções em geral.

Tipos de Argamassa

Antes de tudo, a argamassa é uma mistura de areia, cimento e aditivos, que cria uma textura parecida com a do concreto. Ela é maleável, mas quando seca fica rígida e resistente. Ou seja, como comentamos, a diferença principal entre argamassa e cimento: a argamassa serve apenas para assentar os revestimentos e impermeabilizar superfícies.

Cimento e Argamassa, qual a diferença?

Agora, vamos conhecer os tipos de argamassa e suas diferenças:

1. Argamassa de assentamento:

Sua principal função é de unir tijolos e blocos em serviços de alvenaria e o melhor, ela pode vir pronta.

2. Argamassa de revestimento:

Utilizada para cobrir superfícies, dar textura e corrigir defeitos. Além disso, você consegue fazer chapisco em parede para aumentar a aderência em alvenaria.

3. Argamassa colante:

Ideal para assentar pedras, porcelanatos, cerâmicas, entre outros. Ou seja, é aderente e é impermeabilizante. Este tipo tem algumas variações:

AC-1: Uso em áreas internas e com pouco tráfego.

AC-2: Indicada para locais internos e externos com tráfego relativo, dessa forma, é resistente a mudanças climáticas.

AC-3: Super resistente, é recomendada para áreas internas e externas que possuem umidade, como saunas, churrasqueiras e piscinas, por exemplo.

AC-3E: Utilizada em peças grande, uma vez que tem mais durabilidade.

4. Argamassa rejunte:

Usada em preenchimento de vãos e frestas, possui diferentes cores e melhor acabamento.

5. Argamassa de grauteamento:

Serve como um concreto mais fluido, ou seja, pode ser usada em chumbamento de lixeiras, em reparação estrutural de vigas e pilares.

6. Argamassa de chapisco:

Você pode aplicar com rolo garantindo aplicação rápida e sem desperdício.

Não perca mais tempo e confira as promoções nas nove lojas da Chatuba: Nilópolis, Dutra, Realengo, Nova Iguaçu, Santa Cruz, Jacarepaguá, Barra da Tijuca, São Gonçalo e Tijuca. É possível comprar também por meio do Televendas, no número (21) 4003-4456, pelo WhatsApp (21) 97002-6609, e ainda pelo e-commerce da marca: Chatuba

Em nosso blog, veja todo o conteúdo exclusivo que já preparamos para você!

Como limpar a piscina? Confira os 6 passos para iniciantes!

Como escolher o espelho para seu banheiro? Confira nossas dicas imperdíveis!

Dúvidas básicas na hora de reformar? A Chatuba te ajuda a saná-las!

Compartilhe:

VEJA TAMBÉM