Como usar escada de alumínio? Descubra e evite acidentes em casa!

593 VISUALIZAÇÕES
Faça você mesmo imagem principal blog

A escada de alumínio faz parte do conjunto de ferramentas que não podem faltar em casa. O objeto facilita a vida do morador, já que permite que ele alcance locais altos e de difícil acesso dentro da sua residência. O uso doméstico dessa peça é uma realidade que ajuda muitos brasileiros no dia a dia, mas também pode causar acidentes quando mal utilizada. Leia este artigo da Chatuba até o final e saiba como usar escada de alumínio corretamente.

Como usar escada de alumínio: cuidados e dicas!

Passo a passo de como usar escada de alumínio

1- Fixe bem a escada no chão

As quedas podem ocorrer em diversas circunstâncias e, muitas das vezes, o acidente não acontece devido a possíveis defeitos no produto. O manuseio incorreto da escada pode ser a maior causa de acidentes. Portanto, é importante se atentar a esse ponto. Logo, um dos cuidados sobre como usar escada de alumínio é fixá-la bem ao chão. Em hipótese alguma, suba na escada sem ter a certeza de que ela não irá derrapar! Use o objeto somente quando este estiver totalmente estabilizado e travado.

2- Atente-se ao piso

Ainda falando sobre o piso em que será apoiada a escada de alumínio, é fundamental dar atenção a esse tópico. Não é recomendado dispor o objeto sobre superfícies inclinadas e escorregadias, por exemplo. Isso pode causar desequilíbrio no usuário e, possivelmente, levá-lo à queda. Portanto, busque por um piso plano, nivelado e seguro para poder utilizar a escada em segurança.

3- Verifique os itens da escada

Como usar escada de alumínio que não atende aos requisitos básicos de segurança? É completamente impossível! Por isso, antes de comprar o produto, confirme se ele tem certificação do Inmetro e faça o checklist dos itens necessários:

  • plataforma trava quando a escada é aberta completamente;
  • degraus possuem superfícies antiderrapantes;
  • pés da escada são feitos com material que permite a fixação da escada no chão.

4- Afaste-se de redes elétricas

Além de quedas e tombos, a escada de alumínio também pode provocar choques nos usuários. Apesar do alumínio ser um material leve que não absorve umidade, ele é condutor de eletricidade. Portanto, um dos cuidados mais importantes sobre como usar escada de alumínio é: nunca utilize-a próxima de redes elétricas ou fios desencapados! Desse modo, é possível evitar acidentes ainda mais graves.

5- Atenção ao calçado

Mesmo que você tenha fixado a escada de alumínio em uma superfície plana e estável, a queda ainda pode ocorrer por conta de um elemento muito simples: seus sapatos! Calçados que deslizam facilmente são um perigo nessas situações. Ou seja, o ideal é usar sempre calçados com sola plana e antiderrapante durante o “sobe e desce” na escada.

Escada de alumínio é na Chatuba!

Exemplo de escada. Veja como usar escada de alumínio!

Ufa! Agora você já sabe como usar escada de alumínio da forma mais segura possível para evitar acidentes domésticos. Que tal adquirir agora uma escada de alumínio com 5 degraus de qualidade incomparável? Aproveite que este item está em promoção no encarte de fevereiro da Chatuba e faça sua compra sem sair de casa! Veja Escada Em Alumínio C/ 5 Degraus Botafogo em nossa loja online.

Continue navegando pelo blog da Chatuba e descubra outros conteúdos incríveis sobre reformas e afins. Leia:

Compartilhe:

VEJA TAMBÉM