Economia de energia e água: confira quatro dicas que fazem a diferença para tornar a casa e o mundo mais sustentável

1829 VISUALIZAÇÕES
Notícias imagem principal blog

A queda do nível dos reservatórios das hidrelétricas que abastecem as regiões Sudeste e Centro-Oeste resultou no aumento da bandeira tarifária para vermelha patamar 2, conforme anunciado pela Agência Nacional de Energia Elétrica (ANEEL). Em outras palavras, isso significa reajuste adicional da cobrança aplicada às contas de luz e acontece quando aumenta o custo da produção de energia. Desta forma, a cobrança extra passou de R$ 6,24 para R$ 9,49 a cada 100 kWh consumidos, criando um alerta para economia de energia e água.

Nunca é demais lembrar que é importante reforçar o consumo consciente dos recursos naturais. Pequenas mudanças nos hábitos diários e o uso de equipamentos adequados geram impactos muito positivos. Em nossas lojas físicas, é possível encontrar tags nos produtos que geram maior economia de energia e água, facilitando assim a identificação dos clientes.

O que dizem os especialistas?

A arquiteta Adriana Esteves revela algumas soluções que costuma aplicar em seus projetos. “Cada vez mais se torna extremamente importante pensar na sustentabilidade, principalmente, durante o planejamento da construção de um imóvel e da decoração que você utiliza no ambiente. Atualmente, já existem diversos materiais com certificação de produção reciclável e sustentável. A produção destes materiais gasta menos energia e eles não prejudicam o meio ambiente”, recomenda.

A Chatuba trouxe algumas dicas que podem fazer toda a diferença para você e para o meio ambiente. Confira!

1 – Sensor de Presença:

Sem dúvidas, uma boa saída pode ser a utilização de sensores de presença. A iluminação, nesse sentido, funciona de acordo com a movimentação no cômodo. Logo, pode ser uma opção interessante para quem costuma esquecer de apagar a luz ao sair ou para locais de grande circulação, como empresas e condomínios.

Exatron: Sensor de Presença Teto 360°

A (2)

2 – Lâmpadas inteligentes:

Do mesmo modo, as lâmpadas inteligentes garantem o menor consumo de energia elétrica, ao passo que é possível programá-las. Elas funcionam ligadas à rede de Wi-Fi. Dessa forma, o controle de acioná-las ou apagá-las, assim como outras configurações, é realizado por aplicativo. Além disso, elas garantem mais luminosidade aos ambientes.

Kit Casa Eficiência Smart Home Positivo

É fundamental realizar um bom planejamento de iluminação, de forma que ela já venha dimensionada, ou seja, prevendo a quantidade de lâmpadas em cada ambiente. Assim, você consegue prever melhor os seus gastos de energia. “Portanto, dependendo da necessidade de luz no ambiente, é possível no projeto ligar apenas um abajur ou uma luz direcionada para dar destaque à decoração. Também vale destacar que é importante realizar um bom dimensionamento dos fios elétricos, para evitar gastos de energia desnecessários”, acrescenta a arquiteta.

3 – Caixa acoplada:

Você sabia que, quando o assunto é racionamento de água, o vaso sanitário é um dos maiores vilões? Para economizar, o mais recomendado é usar a bacia com caixa acoplada, que limita a vazão de água. De acordo com a arquiteta, os modelos com sistema de acionamento duplo limitam a quantidade de água usada na descarga conforme a necessidade, sem gerar desperdício. Outra dica importante é evitar descarte de papel higiênico na bacia sanitária, pois isso gera aumento no consumo de água.

Dual flux carrara branco da Deca

B (2)

4 – Torneiras:

O uso de torneira automática é uma alternativa eficiente para banheiros coletivos. O modelo Pressmatic Compact Cromado Docol, por exemplo, possui um sistema de acionamento hidromecânico, com leve pressão da mão. O fechamento é automático, temporizado em aproximadamente seis segundos. Em outras palavras, garante que seja liberada apenas a quantidade correta para cada uso.

C

“Por último, costumo indicar para os meus clientes a aplicação de regulagem das torneiras da cozinha e banheiro. Assim, é possível promover uma vazão de água confortável e não, necessariamente, a carga máxima de água possível ao abrir a torneira”, finaliza Adriana.

Gostou das dicas de economia de água e energia? Temos todos os produtos o que você precisa para o racionamento de energia e água! Que tal visitar a nossa unidade mais próxima? Você também pode comprar pelo site e aproveitar os descontos exclusivos.

Para ler as últimas novidade do blog Chatuba, acesse os links:

Especial do O Globo conta história de quase 60 anos da Chatuba

Mulheres na construção: mercado conta cada vez mais com profissionais do sexo feminino

Festival Multimarcas: ofertas exclusivas em todos os departamentos

Compartilhe:

VEJA TAMBÉM