Faça você mesmo: como trocar chuveiro

2658 VISUALIZAÇÕES
Faça você mesmo imagem principal blog

O inverno começou ontem (21/06) e não tem pesadelo maior do que chuveiro queimado nesta época do ano, não é mesmo? Se você está passando por esse problema e não tem condições de contratar alguém para solucionar, não se preocupe! A Chatuba Materiais de Construção preparou um Faça Você Mesmo especial para você: como trocar chuveiro. Aprenda sem complicações!

Aprenda como trocar chuveiro: passo a passo

exemplo de chuveiro após aprender como trocar chuveiro

Materiais que você vai precisar

1- Desligue a energia

Antes de fazer qualquer coisa, você precisa desligar a energia elétrica do banheiro, alternando o disjuntor. Em alguns casos, uma pequena tomada é encontrada ao lado do chuveiro e deve ser desligada, mas esse tipo de instalação é menos comum. Caso a energia não seja desligada, você com toda certeza levará uma descarga elétrica. Por isso, saber o passo a passo correto de como trocar chuveiro é fundamental.

2- Feche o registro

Além de desligar a corrente elétrica, também é imprescindível fechar o registro de água do banheiro. Afinal de contas, se você não o fizer, assim que o chuveiro antigo for retirado, vai jorrar água em cima de você. E água não é uma boa no momento de aprender como trocar chuveiro.

3- Remova o chuveiro antigo

Depois dos devidos desligamentos feitos, chegou a hora exata de como trocar chuveiro: a remoção do aparelho antigo. Primeiramente, retire as fitas isolantes dos fios. Depois, utilizando a chave de fenda, desconecte as ligações elétricas. Feito isso, é só tirar o chuveiro da parede com cuidado, evitando que o cano quebre ou que caia no chão.

4- Vede o cano

Depois da remoção completa do chuveiro, utilize a fita veda-rosca para isolar completamente o cano que sai da parede. Não economize fita! Essa vedação é fundamental para evitar qualquer tipo de vazamento.

5- Instale o novo chuveiro

Enrosque o novo chuveiro na parede e, com a chave de fenda, conecte os novos fios, certificando-se de que eles estão na posição correta e bem apertados. Depois, é só vedar as conexões com bastante fita isolante, para evitar choques elétricos. Por último, mas não menos importante, conecte a mangueira de acordo com o que é pedido no manual de instruções.

Aprendeu como trocar chuveiro? É mais fácil do que você pensava, não é mesmo? Se você deseja encontrar chuveiros com um preço acessível, é só ir até uma das lojas de materiais de construção da Chatuba! Temos diversos modelos.

Você também encontra outras dicas de faça você mesmo em nosso blog, como instalar pendente, instalar torneira, instalar ventilador de teto e muito mais! Acesse agora mesmo e fique por dentro das novidades!

Compartilhe:

VEJA TAMBÉM