Kit do eletricista: conheça as principais ferramentas que os profissionais precisam ter para a rotina de trabalho

3517 VISUALIZAÇÕES
Elétrica imagem principal blog

Todo cuidado e atenção são necessários para os profissionais que desempenham atividades relacionadas ao setor elétrico. Afinal, qualquer descuido pode causar acidentes, muitas vezes, com graves consequências à saúde do profissional. Todavia, existem algumas ferramentas essenciais que todo eletricista precisa ter para realizar o seu trabalho com segurança, eficácia e um excelente padrão de qualidade. Pensando nisso, o blog da Chatuba convidou o eletricista Jonathan Vieira para indicar algumas dicas de produtos que não podem faltar na rotina de trabalho. Todos eles estão disponíveis em nossas lojas. Vem com a gente e confira!

EPI:

Primeiramente, o uso de Equipamento de Proteção Individual (EPI) é sinônimo de segurança, portanto, indispensável para qualquer profissional. No caso do eletricista, a recomendação é de que utilizem botinas, protetor facial, cinturão, capacete classe B, luvas e mangas isolantes. “Esses acessórios fornecem proteção contra possíveis descargas elétricas e choques, atuando na prevenção de acidentes”, destaca Jonathan.

Máscara Para Solda Com Visor Fixo VD 720 Vonder

Luva De Malha 4 Fios Pigmentada Encartelada Vonder

Multímetro:

Prático e compacto, o multímetro reúne em um único aparelho diversas funcionalidades de medições elétricas e identificação de defeitos em aparelhos eletrônicos.  As unidades de medidas dependem do modelo, qualidade, fabricação, entre outros fatores. O modelo Digital MDV 0300, da Vonder, contém funções de voltímetro, amperímetro corrente contínua 200 mA, ohmímetro e teste de continuidade. Indicado para realizar medidas de tensão AC e DC, corrente DC, resistência e teste de diodo.

Multímetro Digital MDV 0300 Vonder

Fita isolante:

A fita isolante é produzida com materiais que não conduzem eletricidade e são indicadas para o isolamento de fios.  Além disso, deve ser aplicada com cautela e evitar ligações improvisadas. No mercado, você encontra modelos e cores diversificados, entretanto, possuem a mesma função. “Um ponto importante a ser avaliado é a qualidade do produto, afinal, alguns deles têm uma fixação ruim da colagem. Em outras palavras, isso pode prejudicar o isolamento elétrico”, reforça o profissional. Portanto, todo eletricista deve ter sempre à mão um rolo de fita isolante, de preferência, de marcas tradicionais, que garantem a eficiência do produto.

Fita Isolante Preta Performance 19MMX5M Tigre

Chaves:

Para exercer o trabalho de instalações elétricas é importante ter um jogo diversificado de chaves de fenda e Philips de tamanhos variados, para a fixação de parafusos nos terminais e interruptores. Outra chave importante indicada por Jonathan é a inglesa, fundamental para prender ou soltar porcas e parafusos sextavados. A vantagem é que o acessório é regulável, em suma, permite a utilização em diversas situações.

Chave Inglesa Ajustável 10 Vonder

Chave de Fenda 1/8 x 5 Vonder

Chave de Fenda Tramontina Ponta Cruzada 5x100mm 3/16×4″

Alicates:

Atualmente, é possível encontrar os mais diversos modelos de alicates no mercado. Nesse sentido, podem ser utilizados para as mais variadas atividades como cortes ou torção de cabos, fios e arames. Também existem produtos específicos para desencapar as fiações e prensar terminais previamente isolados de diferentes tipos de conectores tubulares.

Alicate Corte Diagonal 6″ Tramontina

Alicate Bico Meia-Cana Reto 6 1.000 V Vonder

Desencapador Fixo Para Fios e Cabos Vonder

Alicate Crimpador AC 045 Vonder

Essas e outras ferramentas estão disponíveis em todas as sete lojas da Chatuba, que podem ser encontradas em Nilópolis, Dutra, Realengo, Nova Iguaçu, Santa Cruz, Jacarepaguá e na recém-aberta na Barra da Tijuca. É possível comprar também por meio do Televendas, no número (21) 4003-4456, pelo WhatsApp (21) 97002-6609, e ainda pelo nosso site.

Gostou das dicas?

No blog da Chatuba você encontra diversos outros conteúdos valiosos para ajudar você no momento de uma grande obra ou pequenas reformas da casa ou do seu negócio. Conte com a gente!

Para ler as últimas novidades, acesse os links:

Construir do zero requer planejamento! Confira o guia completo para o sucesso na execução da obra

Segurança que é um luxo! Confira as sugestões de fechaduras digitais à venda na Chatuba

Acabou a obra e é hora da limpeza: confira cinco passos com dicas e cuidados que você precisa ter neste momento

 

Crédito da imagem em destaque:

<a href=’https://br.freepik.com/fotos/casa’>Casa foto criado por pvproductions – br.freepik.com</a>

 

 

Compartilhe:

VEJA TAMBÉM