Tipos de puxadores para portas: qual escolher?

1813 VISUALIZAÇÕES
Decoração e Tendências imagem principal blog

Os puxadores são acessórios fundamentais em portas modernas. A função deles é facilitar a abertura de diferentes tipos de portas, no entanto é comum encontrá-los em modelos pivotantes e de correr. No momento da instalação é fundamental ter em mãos parafusos, buchas e parafusadeira. Além disso, para a segurança pessoal é recomendado o uso de luva e óculos de proteção. Ainda não sabe qual dos tipos de puxadores para portas escolher? Continue a leitura deste artigo!

3 tipos de puxadores para portas

Os tipos de puxadores para portas possuem a mesma funcionalidade de uma maçaneta. No entanto, eles diferenciam-se ao passo que o puxador possibilita que a fechadura esteja separada. Assim, torna-se um complemento moderno que garante requinte ao ambiente.

Além disso, eles podem ser encontrados em diversos tamanhos para serem adaptados a diferentes tamanhos de portas. Em geral, os maiores são destinados a portas que permitem o acesso externo ao ambiente. A seguir, separamos 3 tipos de puxadores para portas e o que é necessário para sua a instalação. Veja quais são eles!

Quatro portas de cores diferentes ilustram os tipos de puxadores para portas

Curvos

O primeiro dos tipos de puxadores para portas que iremos tratar neste artigo são os puxadores curvos. Eles fornecem curvatura côncava que introduz uma noção de movimento à porta em que é instalado. A esse modelo são permitidos diversos acabamentos dependendo do resultado final que deseja-se criar. Por exemplo: os escovados e cromados permitem apresentação mais fosca, enquanto o ouro velho ou envelhecido, aspecto dourado envelhecido. É válido destacar que, em geral, são encontrados em portas que permitem acesso ao ambiente externo.

Retos

Os puxadores retos são ideais para portas de abrir. Eles podem ter como matéria-prima aço inox ou alumínio. Por conta de seu design, é compreendido como mais tradicional. Com a instalação de um puxador reto é possível garantir um visual mais clean ao ambiente. Em grande maioria, são posicionados em portas de cores claras ou de madeira.

Por conta do preço mais acessível, tornou-se o queridinho nos aspectos de arquitetura e decoração. Esse modelo é considerado como um coringa entre os tipos de puxadores para portas, visto que pode ser utilizado em portas internas ou externas.

Tubulares

O terceiro modelo dentre os tipos de puxadores para portas é o tubular. Ele pode ser dividido entre tubular quadrado e tubular redondo. O primeiro, assemelha-se a um cubo ao longo de toda sua extensão, por isso ficou conhecido como quadrado. Já o segundo, possui design semelhante a canos. Um fator que distingue os puxadores tubulares das opções tratadas anteriormente são as vertentes que ele pode seguir, seja curvada ou arredondada. Ademais, é possível utilizar diversos materiais para a produção desse modelo de puxador.

Assim, ainda que seja um modelo comum, permite diferentes combinações por conta do material que o compõe.

Gostou do nosso artigo sobre tipos de puxadores para portas? A Chatuba Materiais de Construção é uma loja de materiais de construção onde você encontra tudo o que precisa para obra ou decoração. Em nosso blog, confira dicas para escolher portas e janelas, tipos de portas para casa e dicas para reformar sua casa sem se estressar. Cadastre-se e receba nossas ofertas em primeira mão!

 

Compartilhe:

VEJA TAMBÉM