Torneira pingando? Veja como consertar!

6772 VISUALIZAÇÕES
Faça você mesmo imagem principal blog

Torneira pingando causa uma verdadeira dor de cabeça, não é verdade? Tal defeito pode ser proveniente do desgaste do objeto ao longo do tempo. Uma das principais consequências disso é o grande desperdício de água. Torneira vazando consome cerca de 46 litros de água por dia, totalizando 1.380 litros por mês. Além disso, o barulho do gotejamento também incomoda os moradores.
Quer saber como consertar, de uma vez por todas, sua torneira pingando? Continue lendo este artigo da Chatuba e descubra!

Torneira pingando: saiba tudo sobre o assunto

Causas

Há alguns fatores que podem ocasionar a torneira pingando. Por exemplo, falta de cuidado na hora de fechá-la, má instalação do objeto ou desgaste por conta do seu tempo de uso. Por isso, uma das formas de evitar que tal problema ocorra é fazendo uma correta instalação da torneira.

Geralmente, o principal motivo do vazamento de água está relacionado à manutenção de uma peça que fica dentro da torneira. Essa peça é popularmente conhecida por “borrachinha”. O vedante (nome técnico) é um pequeno disco de borracha encontrado em torneiras que precisam de uma volta inteira para serem abertas ou, em alguns casos, de até três voltas.

No entanto, é necessário prestar atenção no modelo da torneira. Alguns tipos não utilizam o sistema de vedação, e sim uma outra peça chamada “reparo”. É o caso de torneiras ¼, ou seja, monocomando do banheiro. Porém, não se preocupe. O procedimento para consertar a torneira pingando também é simples neste tipo.

Conserto

1- Antes de consertar a torneira pingando, feche o registro de água do local. Caso este seja inexistente, feche o registro geral da casa;
2 – desenrosque o encaixe flexível (mangueirinha) para tirar a torneira da pia. Caso prefira, pode trabalhar com a torneira fixada também;
3 – use uma chave de fenda para retirar o parafuso da maçaneta da torneira;
4 – com ajuda de um alicate, desenrosque o reparo (peça branca) no sentido anti-horário;
5 – verifique se não ficou nada dentro da torneira após retirar o eixo;
6 – retire o vedante/reparo antigo e substitua-o pela peça nova;
7 – faça o processo inverso de montagem;
8 – ligue o registro;
9 – teste a torneira.

Caso o problema de torneira pingando continue ativo mesmo após a troca das peças, chame um encanador. Em alguns casos, pode ser necessário trocar o reparo todo. Nessa situação, vá até uma loja de materiais de construção e procure um vendedor.

Limpeza

limpeza de torneira pingando

É muito importante que a limpeza da torneira esteja em dia para que sejam minimizadas as chances de vazamentos. Para isso, desmonte o reparo utilizando uma chave de fenda, removendo a trava que está inserida em sua extremidade. Empurre o pino para soltar as partes da peça. Faça a higienização com pano macio, água corrente e sabão neutro.

Gostou do nosso artigo sobre como consertar a torneira pingando? Em nosso blog, você encontra outros temas interessantes, por exemplo, como escolher os melhores produtos para banheiros. A Chatuba, loja de materiais de construção no RJ, é especialista na venda de produtos para todas as fases de uma obra.

Confira nosso encarte de março e aproveite nossas promoções! Há torneiras lindíssimas para tornar a decoração do seu banheiro ou da sua cozinha ainda mais especial. Nossos produtos são de altíssima qualidade, durabilidade e resistência. Para sanar qualquer dúvida, é só entrar em contato conosco.

Compartilhe:

VEJA TAMBÉM