Como pendurar quadros corretamente: aprenda!

2772 VISUALIZAÇÕES
Faça você mesmo imagem principal blog

Saber como pendurar quadros corretamente é essencial na hora de dar um up na decoração. E o melhor: quadros decorativos servem tanto para residências, quanto para espaços corporativos. Em ambos os casos ninguém gosta daquele quadro torto, certo? Por mais que seja um processo simples e intuitivo, a Chatuba separou dicas para quem deseja pendurá-los sem causar frustrações. Anote as dicas e depois nos envie uma foto de como ficou!

Dicas de como pendurar quadros corretamente

mulher pondo em prática como pendurar quadros corretamente

Escolhendo o local

Por mais que parte do seu gosto pessoal, existem regras de estética para o local a pendurar o quadro. De acordo com decoradores, o ideal é que o objeto esteja a 1,60 metro do chão, preferencialmente. Em casos de posicioná-lo sobre um móvel, o topo dele e o quadro devem distanciar, aproximadamente, 25 centímetros. Para mais de um quadro na mesma parede, os alinhe pelo centro.

Essas regras, na verdade, são dicas que deixam o visual mais bonito aos olhos. Sem causar poluição visual que não combina com nenhum ambiente. Para saber como pendurar quadros corretamente, basta segui-las. Antes de realizar os furos, marque, com um lápis, as laterais do quadro na parede. Isso é importante para que você veja de longe a prévia do resultado final.

Marcando o furo

Agora que já definiu o local, é hora de marcar, de fato, onde será o furo. Para encontrar o lugar do furo, meça a distância do quadro entre a parte de cima e a parte que o suporta. Na maioria das vezes, é um pedaço de madeira, ganchinho ou arame. Com a medida, marque na parede e apague a marcação anterior do topo do quadro.

Furando a parede

Etapa importante no processo de como pendurar quadros corretamente. Para não causar transtornos à estrutura, escolha entre prego ou bucha e parafuso. Para pregos, basta posicioná-lo na marcação do furo com a cabeça inclinada levemente para cima. Martele segurando o prego com alicate para não machucar o dedo. Para bucha e parafuso, use a furadeira com a ponta no tamanho da bucha. Fure na marcação da parede. Lembre-se que o furo precisa ser reto e não inclinado como o prego. Depois, basta encaixar a bucha e o parafuso.

Pendurando o quadro

Para finalizar com maestria, basta pegar o quadro decorativo e pendurá-lo. O centro da peça deve ficar sobre o prego ou parafuso para, obviamente, centralizá-lo e proporcionar equilíbrio. Antes de soltá-lo, ateste sua firmeza. Afinal, você não quer quebrar nenhuma parte do ambiente, certo? Depois disso é só admirar a nova decoração.

Tem como pendurar sem furar?

Sim. Você pode utilizar ganchos adesivos, fitas de espuma (fita banana), fecho metálico adesivo, velcro e parede de cortiça. Mas o que vem ganhando espaço nas decorações são quadros sobre prateleiras, móveis e, pasmem, chão. O efeito alternativo que causa proporciona olhares de admiração para a decoração jovem e conectada. Também pode ser uma opção. Mas nada substitui os belos quadros pendurados na parede, à vista de todos.

Quais ferramentas eu preciso?

senhor pondo em prática como pendurar quadros corretamente

Todas as ferramentas e materiais citados neste artigo você encontra na Chatuba. Somos uma loja de material de construção com a melhor qualidade no segmento para você. Agora que sabe como pendurar quadros corretamente, basta fazer uma visita a uma de nossas lojas e ver como podemos ajudar. Não deixe de conferir, em nosso blog, artigos exclusivos sobre como escolher armário de cozinha, como trocar chuveiro, tipos de telha para construção, tipos de geradores e muito mais.

 

Compartilhe:

VEJA TAMBÉM