Conheça 3 principais tipos de porcelanato e suas aplicações

6517 VISUALIZAÇÕES
Construção e Reformas imagem principal blog

O porcelanato é um tipo de cerâmica feito de rochas e argilas. Ele é um produto com forte apelo estético, além de ser homogêneo, denso e mais resistente. Pode ser usado como revestimento em diversos ambientes, porém é preciso ficar atento às variações do material indicadas para cada local. Pensando nisso, a Chatuba preparou este artigo para apresentar os 3 principais tipos de porcelanato e suas aplicações. Boa leitura!

3 tipos de porcelanato e suas aplicações!

1) Polido

Sala com um dos tipos de porcelanato polido

Sem dúvidas, este é um dos tipos de porcelanato mais queridos. O porcelanato polido recebe uma camada extra de polimento e impermeabilizante, que confere a ele um brilho intenso e uma superfície muito lisa. Não é à toa que este é reconhecido como um porcelanato elegante, com um caráter de sofisticação.

Apesar de o porcelanato polido ser bonito e resistente, é preciso ter cuidado com a água. Quando este material entra em contato com a água, pode se tornar bastante escorregadio, podendo causar acidentes. Logo, é indicado para áreas secas, como salas, quartos e corredores. Áreas úmidas, como cozinhas e banheiros, devem ser evitadas.

2) Acetinado

Cozinha com um dos tipos de porcelanato acetinado

Diferentemente do tipo polido, o porcelanato acetinado contém menos brilho. Ele é reconhecido pela sua textura fosca, que transmite uma sensação de maior aconchego e relaxamento. Sendo assim, é ideal para quartos e salas de estar.

Uma ótima característica destes tipos de porcelanato sem brilho é a alta resistência a riscos e manchas. Além disso, também são pouco escorregadios. Portanto, pode ser utilizado tranquilamente em todos os ambientes da casa, inclusive áreas úmidas, como cozinhas e perto de piscinas.

3) Esmaltado

Banheiro com um dos tipos de porcelanato esmaltado

O porcelanato esmaltado recebe uma camada de esmalte na superfície. Portanto, pode ser encontrado em várias opções de acabamentos: liso, áspero, brilhante ou fosco.

Este é um dos tipos de porcelanato que devem ser escolhidos mediante o PEI, um índice que determina a resistência do esmalte do material. A escala de classificação varia de 1 a 5. Quanto maior for o índice, mais resistente o porcelanato é. Veja as aplicações mais adequadas de acordo com o índice:

  • PEI com classificação 1: indicado para paredes e ambientes internos;
  • PEI com classificação de 2 a 3: indicado para áreas internas;
  • PEI com classificação 4: indicado para locais com alta circulação de pessoas;
  • PEI com classificação 5: indicado para qualquer ambiente, incluindo áreas externas.

Compre seu porcelanato ideal na Chatuba!

Gostou de conhecer os tipos de porcelanato? Quer adquirir um para a sua obra? Venha para a Chatuba! Aqui, você encontra porcelanatos de grandes marcas, com diferentes acabamentos, cores e indicações. Você pode comprar nossos produtos através do nosso site, pelo televendas (21) 4003-4456 ou diretamente em alguma das nossas lojas físicas. Venha conferir nossos preços imperdíveis!

Gostou deste artigo? No Blog Chatuba você encontra outros conteúdos exclusivos sobre porcelanato. Confira:

 

Compartilhe:

VEJA TAMBÉM