Veja 7 dicas práticas sobre como reformar móveis antigos

2428 VISUALIZAÇÕES
Faça você mesmo imagem principal blog

Durante a quarentena, com certeza você já pensou em mudar alguma “coisinha” na decoração da sua casa, não é verdade? Neste momento ocioso, muitas pessoas estão observando os cômodos e pensando em ideias para transformar o visual da residência. Uma das formas mais simples de renovar o seu lar é fazer algumas modificações na mobília. E é isso que a Chatuba abordará neste artigo! Continue a leitura e veja algumas dicas úteis para você aprender como reformar móveis antigos.

Como reformar móveis antigos com 7 dicas práticas!

Dica 1: Separe os materiais necessários

Antes de aprender como reformar móveis antigos e colocar a mão na massa, você deve separar os materiais que irá precisar. Geralmente, a mobília da maioria das residências é feita de madeira. Então, é recomendado comprar ferramentas e itens específicos para este tipo de material. Confira a lista básicas de produtos para começar a reforma:

Dica 2: Retire as partes removíveis e limpe o móvel

O primeiro passo do processo de restauração dos móveis antigos consiste na retirada de todas as partes removíveis. Por exemplo: puxadores, gavetas, alças, dobradiças e demais acessórios.

Após esta etapa, realize uma limpeza em todo o móvel para remover poeira e gordura acumulados na superfície. Para isso, utilize um pano umedecido em água e álcool. O intuito é deixar a peça totalmente pronta para o novo acabamento que ela irá receber.

Dica 3: Lixe o móvel

lixar faz parte de como reformar móveis antigos

Uma das etapas mais importantes sobre como reformar móveis antigos é o lixamento. Ele é responsável por remover qualquer tipo de resíduo da madeira antiga, como tinta, verniz, sujeiras e outros resíduos. O ideal é iniciar o lixamento com uma lixa de grão grosso, seguindo com a de grão médio e, por fim, a de grão fino.

Este trabalho garante que a peça fique completamente lisa e tenha uma absorção impecável. Dessa forma, este processo permite que o novo acabamento possa aderir à superfície mais facilmente.

Dica 4: Remova os resíduos restantes

Depois do lixamento, é comum que reste poeira e resíduos sobre o móvel. Estes grãos de poeira, ainda que muito pequenos, podem virar bolhas no momento da aplicação da tinta. Ou seja, pode estragar toda a sua pintura! Portanto, limpe todo o móvel novamente com o auxílio de um pano e elimine todos os resíduos restantes.

Dica 5: Preencha buracos e rachaduras

Na hora de pensar como reformar móveis antigos, você deve ter em mente que estas peças podem ter imperfeições não tão visíveis. Portanto, procure por fendas, buracos e rachaduras na superfície do móvel. Caso sua peça apresente qualquer uma dessas falhas, preencha as aberturas com massa óleo para madeira. Para isso, execute o processo com a ajuda de uma espátula e siga as instruções da embalagem.

Dica 6: Pinte o móvel

Pintura faz parte de como reformar móveis antigos

A nova pintura dá um acabamento moderno ao seu móvel antigo. Antes de aplicar a tinta, aplique o selador para madeira. Depois de seco, pinte toda a sua peça com a cor escolhida. O ideal é usar um rolo de pintura durante a aplicação, já que este item deixa a cor mais lisa e homogênea. Os pincéis podem ajudar na pintura dos detalhes.

É válido ressaltar que a madeira absorve muito pigmento. Nesse caso, é necessário aplicar duas ou três demãos de tinta para que a pintura fique bem uniforme. Além disso, lembre-se de respeitar o tempo de secagem de cada produto.

Dica 7: Aplique verniz

Uma forma mais simples de aprender como reformar móveis antigos é trocar a tinta pelo verniz. Este é um método tradicional que tem como intuito conservar o estilo do móvel, mas sem alterar muito a sua estética. Para executar este acabamento com perfeição, comece aplicando o primer. Depois de seco, aplique o verniz em toda a peça.

Você terá um móvel brilhoso, com aspecto de novo e com a textura natural renovada!

Adquira seus produtos na Chatuba!

Está ansioso para reformar os móveis antigos da sua casa? Venha para a Chatuba! Em nosso site você encontra tudo o que precisa para pôr suas ideias em prática. Nosso catálogo possui tintas e impermeabilizantes, portas e janelas, artigos para banheiro, cozinha e lavanderia, pisos e revestimentos, material elétrico e muito mais!

Acesse o site da Chatuba e faça suas compras por lá mesmo! Se preferir, entre em contato conosco através do nosso televendas: (21) 4003-4456. Atendemos de segunda a sexta, das 8h às 19h, e aos sábados, das 8h às 18h. Aguardamos por você!

Você se interessa por tutoriais e técnicas exclusivas do método “faça você mesmo”? Então, leia o blog da Chatuba! Lá, temos diversos conteúdos que poderão te inspirar a realizar suas reformas por conta própria. Veja alguns artigos que separamos para você:

Compartilhe:

VEJA TAMBÉM