Outubro Rosa: Chatuba promove campanha interna para conscientizar sobre a importância da prevenção ao câncer de mama

2406 VISUALIZAÇÕES
Notícias imagem principal blog

Estamos em um dos períodos mais importantes do ano, que é o Outubro Rosa, uma campanha que visa à conscientização da população, especialmente das mulheres, em relação ao diagnóstico precoce do câncer de mama e aos cuidados preventivos durante a fase inicial da doença. O movimento também luta por direitos básicos como acesso ao atendimento médico e o suporte emocional, garantindo um tratamento de qualidade.  Além disso, dissemina a importância do olhar especial para a saúde da mulher.

Pensando nesse tema tão fundamental e que a Chatuba apoia, o blog convidou a enfermeira Verônica Gonçalves para responder a algumas perguntas sobre o assunto, bem como compartilhar dicas e recomendações para os nossos leitores. Vale lembrar também que, apesar de raro, o câncer de mama também pode ocorrer em homens. Portanto, cuidem-se!

Câncer de mama:

Primeiramente, precisamos entender o que é o câncer de mama. Trata-se de um tumor maligno que ataca o tecido mamário. Ele se desenvolve quando ocorre uma alteração de apenas alguns trechos das moléculas de DNA, causando uma multiplicação das células anormais que geram o cisto.

Autoexame:

“O autoexame é indicado para todas as mulheres a partir dos 20 anos. O ideal é fazer a avaliação sete dias após o início da menstruação. Mas para aquelas que já estão na menopausa é importante escolher uma data fixa todos os meses. Qualquer variação observada deve ser comunicada imediatamente ao médico de sua confiança”, afirma.

Confira as instruções para realizar o autoexame:

Passo 1: fique em pé;
Passo 2: levante seu braço esquerdo e apoie-o sobre a cabeça;
Passo 3: com a mão direita esticada, examine a mama esquerda, utilizando o auxílio das pontas dos dedos e fazendo movimentos circulares de cima para baixo. Repita os movimentos no outro seio.

Sinais de alerta:

Os sintomas podem variar e, em alguns casos, os pacientes não apresentam nenhum tipo de sinal. Contudo, a recomendação é conhecer o seu corpo e saber identificar possíveis alterações. Os sinais de alerta mais comuns da doença são:

  • Edema (inchaço) nas mamas ou axilas;
  • Eritema (vermelhidão);
  • Nódulo endurecido;
  • Alterações nos mamilos;
  • Secreções no mamilo;
  • Pele enrugada e enrijecida.

Ao identificar alguma dessas alterações, procure o serviço de saúde. Nesse sentido, a postura atenta do paciente é fundamental para a detecção precoce do câncer da mama. E, quanto mais rápido for o diagnóstico, maiores são as chances de cura.

Diagnóstico:

Embora o autoexame seja um hábito fundamental, ele não deve ser o único meio de detecção da doença. Definitivamente, visitar o ginecologista para a realização dos exames de rotina é imprescindível.  Além da avaliação clínica, exames de imagem costumam ser recomendados, como: mamografia, ultrassonografia ou ressonância magnética. Todavia, o diagnóstico só é feito por meio da biópsia. Em outras palavras, a técnica consiste na retirada de um fragmento do nódulo ou da lesão suspeita. Em seguida, o material retirado é analisado pelo patologista para a definição do diagnóstico.

Outubro Rosa na Chatuba:

Em alusão ao Outubro Rosa, o departamento médico da Chatuba estará focado em auxiliar todas as colaboradoras na prevenção e conscientização do câncer de mama. A doutora Maria Fernanda Sousa, médica responsável pelo setor, disponibilizará durante todo o período da campanha encaminhamento para a realização de mamografia e ultrassonografia da mama com isenção das taxas de coparticipação do plano de saúde. Após os resultados, as colaboradoras serão indicadas a procurar um médico (a) especialista e manter os cuidados com sua saúde em dia.

Além disso, no dia 28 de outubro, às 15h, as funcionárias estão convidadas para a palestra da enfermeira Verônica Gonçalves, que acontecerá no auditório da loja de Nilópolis, com transmissão simultânea para todas as outras unidades de trabalho da Chatuba. O tema do encontro é ‘A saúde da mulher: as causas do câncer de mama, prevenção, sinais de alerta, diagnóstico precoce e dicas de como fazer o autoexame’.

Não basta usar rosa, é preciso fazer a diferença. Cuidem-se sempre!

Para ler as últimas novidades, acesse os links:

Cubas para banheiros: confira o guia completo sobre os diversos modelos e indicações de uso

A bola da vez são as fitas de led! Confira o passo a passo de como instalar e usar essa nova tendência na decoração

Está com dúvidas sobre qual o piso e rejunte ideal para cada ambiente? Confira as dicas da Chatuba e acerte na escolha!

Compartilhe:

VEJA TAMBÉM