Mulheres à obra: cresce a presença feminina em áreas como Design de Interiores e Arquitetura e Urbanismo

2120 VISUALIZAÇÕES
Notícias imagem principal blog

Em casa ou no trabalho, todos nós nos sentimos mais à vontade em ambientes que conseguem aliar conforto, beleza e funcionalidade, não é mesmo? A missão de transformar esse desejo em realidade é dos profissionais de Design de Interiores e Arquitetura! Os setores estão em ascensão e são representados, em grande parte, pela presença feminina. Nesta terça-feira (08/03), celebra-se o Dia Internacional da Mulher e, pensando nisso, a Chatuba convidou a designer e fundadora da Decor&Interiores, Márcia Deusa, para contar sobre os desafios da carreira e como, ao longo dos anos, as mulheres vêm tentando ganhar mais protagonismo na história da profissão. Confira abaixo a entrevista na íntegra!


Márcia Deusa

Sexo frágil e incapacidade de atuar em determinadas profissões?

Márcia Deusa: “De jeito nenhum! Pelo contrário, somos extremamente fortes em todos os aspectos. Atualmente, estamos ocupando e conquistando cada vez mais espaço e relevância na sociedade, assim como no mercado de trabalho. Principalmente, dentro da construção civil, que até pouco tempo atrás era uma área mais restrita aos homens. O número crescente de mulheres no setor, não apenas abre espaço para a igualdade de gênero, como também serve de inspiração para que outras mulheres se arrisquem em profissões que anteriormente eram inimagináveis”, afirma.

Como está o mercado de trabalho no setor?

Márcia Deusa: “Para quem se forma em Design de Interiores ou Arquitetura e Urbanismo, o mercado está bem aquecido e muito promissor, sobretudo, quando se trata da atuação em residências. Com a pandemia, as pessoas passaram a valorizar muito mais o conforto das suas casas. Afinal, todos querem ter um cantinho personalizado, funcional e moderno, e a profissão atende bem a essas demandas”, reforça.

O que é necessário para se destacar?

Márcia Deusa: “Eu sempre digo para o meu time que o nosso trabalho é realizar sonhos! Portanto, antes de tudo e independente do gênero, para se destacar na profissão é necessário ter empatia e se dedicar todos os dias a fazer o seu melhor. Em outras palavras, eu planejo e executo cada projeto com muito carinho, trabalho e foco, como se fosse para mim. Definitivamente, é preciso ter comprometimento, valorizar o dinheiro e o tempo do nosso cliente”.

Quais são os diferenciais das mulheres?

Márcia Deusa: “De maneira geral, somos mais requisitadas para as atividades que exigem paciência e precisão, como: planejamento, orçamentos, cronogramas, acabamentos, decoração e finalização dos detalhes. A Decor&Interiores atua na área de arquitetura e design de interiores, com projetos de construções, reformas e decorações. Todos os nossos projetos são elaborados de maneira simples e objetiva, facilitando o entendimento não só da execução de obra, mas também do cliente, que é o maior interessado. Não quero desmerecer os homens, mas, no meu escritório eu coordeno um time totalmente feminino e posso dizer com toda propriedade que somos muito mais detalhistas e cuidadosas”.


Equipe Decor&Interiores

Quais os principais desafios que as mulheres encontram hoje na área?

Márcia Deusa: “Infelizmente, ainda há bastante preconceito no mercado de trabalho. Muitos homens se sentem ofendidos, não aceitam receber as nossas ordens quando estamos em situação de liderança ou até mesmo discriminam a nossa capacidade intelectual ou física dentro de um ambiente de obra. Primordialmente, é fundamental haver o respeito entre as partes e, por isso, é preciso haver conversa para uma troca produtiva. Ensinamos o que sabemos, mas também aprendemos com eles. Já evoluímos bastante nesse tema, mas ainda há muito o que conquistar”, finaliza Márcia.

Gostou da entrevista?

A Chatuba aproveita para parabenizar todas pelo Dia Internacional da Mulher e reforça que com a gente é possível encontrar tudo o que você precisa para realizar seus sonhos de maneira rápida, simples, com economia e comodidade. Venha conhecer um pouquinho da nossa história e aproveitar nossas ofertas! Esperamos sua visita em nossas lojas, localizadas em Nilópolis, Dutra, Realengo, Nova Iguaçu, Santa Cruz, Jacarepaguá e Barra da Tijuca. É possível comprar também por meio do Televendas, no número (21) 4003-4456, pelo WhatsApp (21) 97002-6609, e ainda pelo nosso site.

Em nosso blog você encontra diversos outros conteúdos especiais para ajudar você no momento de uma grande obra ou pequenas reformas da casa ou do seu negócio. Conte com a gente!

Para ler as últimas novidades, acesse os links:

Mega Feirão Chatuba tem ofertas arrasadoras de porcelanatos, revestimentos e pisos

Manutenção da casa: confira quatro dicas importantes que vão facilitar a sua rotina

Reformar imóvel alugado vale a pena? Especialista mostra que sim e dá dicas valiosas para inspirar os inquilinos

 

Créditos da imagem em destaque:

<a href=’https://br.freepik.com/fotos-vetores-gratis/pessoas’>Pessoas foto criado por prostooleh – br.freepik.com</a>

Compartilhe:

VEJA TAMBÉM