Diferença entre cimentos: será que você conhece?

1756 VISUALIZAÇÕES
Faça você mesmo imagem principal blog

Na hora de construir ou reformar, a qualidade dos materiais influencia diretamente no sucesso da obra. Por essa razão, conhecê-los desde a composição até a utilização é essencial. Você já se perguntou qual é a diferença entre cimentos? Separados por marcas e características, cada um pode ter uma importância e utilidade diferente na construção. Ao longo deste artigo, saiba diferenciá-los e, consequentemente, subir o nível do ambiente. Boa leitura!

Qual é a real diferença entre cimentos?

A seguir, conheça as marcas Votorantim e Tupi, as melhores no segmento. Ao longo do artigo, separamos a diferença entre cimentos que são mais utilizados para tipos abrangentes de obras.

Votorantim

A diferença entre cimentos é exposta em uma embalagem azul

Todas as obras

A versão para todas as obras da marca Votorantim respeita o nome da linha. Falando de diferença entre cimentos, este apresenta versatilidade, tendo utilidade tanto na fundação, quanto no acabamento da obra. No mercado, está disponibilizado em versões de até 50kg.

Secagem e resistência

Em uma escala de 1 a 6, sendo 1 normal e 6 ultra rápida, a secagem dessa linha encontra-se em 3, rápida. Respeitando a mesma escala, trocando 1 para resistente e 6 para a versão ultra, este também encontra-se em 3, alta resistência. Ou seja, tratando-se de uma obra com várias demandas em diferentes ambientes, é a opção ideal.

Aplicação

Pode ser utilizado em lajes, contrapiso, reboco e, claro, como concreto convencional. Sua composição é de pura resistência e entrega segurança para tipos de obras variados. Basta garantir que a equipe responsável pela construção seja capacitada e devidamente equipada com as ferramentas apropriadas para cimento.

Tupi

Principais produtos

Em geral, os produtos da marca se diferenciam a partir da norma regulamentadora. Portanto, são descritos em CP II-E-32, CP II-E-40 RS, CP II-F-32, CP V-ARI RS. Variando entre cimentos Portland compostos e de alta resistência inicial. Praticamente, o uso está focado em pisos industriais e comerciais, pavimentação, concreto estrutural, fibrocimento e argamassa de assentamento e revestimento. Sendo de alta resistência inicial para endurecimento rápido e peças estruturais pré-moldadas. Avalie suas necessidades e consulte um profissional.

Normas para cimento

A ABNT definiu termos que, de fato, ajudam a identificar diferença entre cimentos. As especificações acontecem para o Cimento Portland. Em geral, destacam-se:

  • Cimento Portland Comum – CP I e CP I-S (ABNT NBR 5732);
  • Cimento Portland Composto – CP II (ABNT NBR 11578);
  • Cimento Portland de Alta Resistência Inicial – CP V ARI (ABNT NBR 5733);
  • Cimento Portland de Baixo Calor de Hidratação – BC (ABNT NBR 13116).

Onde comprar?

Uma diferença entre cimentos é referente à marca do produto

A sua melhor escolha para entender a diferença entre cimentos e escolher a melhor opção é visitando uma das lojas Chatuba. Somos uma loja de material de construção com materiais que você precisa e funcionários especializados prontos para lhe ajudar.

Estenda seu conhecimento em nosso blog e leia artigos exclusivos sobre impermeabilizante para parede, instalação de porcelanato, sustentabilidade na obra, tipos de argamassa e muito mais. Para mais informações, continue navegando pelo site ou entre em contato conosco!

Compartilhe:

VEJA TAMBÉM